Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Branco dirigido por vilão de ‘007’

Sempre em viagem entre Paris e Lisboa, o produtor Paulo Branco será o protagonista do novo filme de Mathieu Amalric, realizador francês mais conhecido enquanto actor: foi o vilão do recente do ‘007 – Quantum of Solace’.
11 de Março de 2009 às 00:30
Mathieu Amalric, que enfrentou Daniel Craig em ‘Quantum of Solace’, vai agora filmar com Paulo Branco
Mathieu Amalric, que enfrentou Daniel Craig em ‘Quantum of Solace’, vai agora filmar com Paulo Branco FOTO: Sérgio Lemos

"Vou ser o actor principal", confessou Paulo Branco ao CM, entre risos, sem desvendar o nome do projecto do realizador que já produziu em ‘Le Stage de Wimbledon’, (2001). O português prefere enaltecer Amalric, que "começou em França como estagiário de João César Monteiro e que é hoje um dos melhores actores do país", premiado com três Césares, galardão maior do cinema gaulês, o último dos quais por ‘O Escafandro e a Borboleta’.

Mathieu Amalric insistiu e acabou por convencer o reticente Paulo Branco. "Impus-lhe condições impossíveis mas ele não me largava. Até impus que teria de me fazer testes", lembra. "Agora, tenho de levar isto a sério. Afinal, quem corre riscos é ele", refere Branco.

Além de já ter contracenado com os maiores nomes da representação em França, Amalric é um dos mais reputados actores do seu país: filmou com Steven Spielberg (‘Munique’) e foi o vilão de ‘007 – Quantum of Solace’. Mas desde a estreia atrás das câmaras, em 1990 (com a curta-metragem ‘Sans Rire’), o seu objectivo é a realização: "Nunca quis ser actor. O verdadeiro eu é realizador", disse à imprensa, revelando que ia voltar a rodar em Abril.

Paulo Branco filma a partir de 18 de Abril, em França, durante sete semanas. Apesar das participações esporádicas em filmes, diz que esta é uma experiência irrepetível: "Gosto é de produzir."

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)