Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Brasileiro Meirelles bate cowboys gays

Primeiro foi o megaêxito de ‘Cidade de Deus’, em 2002. Agora, Fernando Meirelles volta a somar créditos e o reconhecimento da crítica internacional, com ‘O Fiel Jardineiro’.
20 de Janeiro de 2006 às 00:00
O realizador Fernando Meirelles concorre aos principais prémios do cinema britânico
O realizador Fernando Meirelles concorre aos principais prémios do cinema britânico FOTO: DR
Na corrida aos Bafta, os ‘Óscares britânicos’ do cinema, o último filme do realizador brasileiro recebeu dez nomeações, ultrapassando o tão badalado ‘O Segredo de Brokeback Mountain’, o grande vencedor dos Globos de Ouro (quatro estatuetas) e desde já apontado como principal favorito aos óscares. O filme de Ang Lee conseguiu nove nomeações, o mesmo número que ‘Crash’, de Paul Haggis.
Meirelles concorre aos troféus máximos de Realização e Melhor Filme, além de, entre outras categorias, poder vir a aplaudir os protagonistas do seu filme – Rachel Weizs (já ganhou um Globo como actriz secundária) e Ralph Fiennes – que se candidatam aos prémios de Melhor Actriz e Actor, respectivamente. E se esta semana Meirelles já viu os Globos – Melhor Realizador e Filme – fugirem-lhe para as mãos de Ang Lee, poderá ser vingado nos Bafta com ‘O Fiel Jardineiro’, a única produção britânica entre os candidatos ao troféu de Melhor Filme.
Ang Lee e Paul Haggis também não se podem queixar. Ambos concorrem ao Bafta de Melhor Filme e Realização, entre outras nomeações. A cerimónia de entrega está marcada para 19 de Fevereiro, em Londres.
Nessa mesma noite, George Clooney certamente roerá as unhas das duas mãos, já que é duplamente candidato na categoria de Melhor Actor Secundário. ‘Good Night, and Good Luck’, que também realizou (estreia prevista em Portugal a 16 de Fevereiro), e ‘Syriana’, que já lhe valeu um Globo de Ouro e chega às salas nacionais a 23 do próximo mês, são as películas que lhe valeram o reconhecimento do júri britânico.
‘Good Night, and Good Luck’ impressionou a tal ponto que Clooney não terá dedos suficientes para conter o nervosismo já que, das seis categorias a que está candidato, a sua segunda experiência na direcção rendeu-lhe ainda a nomeação na área de Realização.
Com seis nomeações estão ainda ‘Memórias de uma Gueixa’, de Rob Marshall (estreia dia 26) e ‘Orgulho e Preconceito’, de Joe Wright (nos cinemas).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)