Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Bruno Simões Castanheira vence Prémio Estação Imagem Viana

Iniciativa já vai na sexta edição.
18 de Abril de 2015 às 12:25
Fotojornalista venceu com uma reportagem intitulada 'A troika foi embora, mas a austeridade ficou'
Fotojornalista venceu com uma reportagem intitulada 'A troika foi embora, mas a austeridade ficou' FOTO: Bruno Simões Castanheira

O fotojornalista Bruno Simões Castanheira conquistou este sábado o principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem - Viana do Castelo, com uma reportagem intitulada 'A troika foi embora, mas a austeridade ficou'.


Bruno Simões Castanheira Nasceu em Lisboa, em 1979. Documenta e publica como fotógrafo desde 2003.


O trabalho vencedor retrata a situação em que o país se encontra desde 17 de maio de 2014, data em que Portugal abandonou o programa de resgate solicitado à troika.


"O programa de consolidação orçamental que pretendia resolver os problemas do país, falhou. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, mais de 25% da população encontra-se em privação material, e uma em cada três crianças é pobre. A austeridade veio para ficar", explicou o fotojornalista na apresentação do trabalho que integra um total de dez fotografias.


O Prémio Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, passou este ano a ter como parceiro a Câmara de Viana do Castelo, cidade que, acolhe hoje a entrega dos galardões.


A iniciativa, na sexta edição, 'nasceu' e decorreu, ao longo de cinco anos, no concelho alentejano de Mora, cujo município era o parceiro da associação Estação Imagem.


Com a mudança para Viana do Castelo, o Estação Imagem passa a incluir o Prémio Noroeste Peninsular, este ano com o tema 'Construção Naval', (1.500 euros).


Nesta categoria venceu António Pedro Santos com o trabalho 'Batalha Naval'.

Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem Bruno Simões Castanheira
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)