Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

CABEÇAS NO AR VOLTAM À ESCOLA EM SINTRA

Lembra-se dos tempos de escola? Putos desajeitados, cheios de sonhos que andavam sempre de cabeça no ar e aprendiam a vida à margem dos livros? Jorge Palma, Rui Veloso, Tim e João Gil abriram o baú de memórias e obrigaram o público a desenterrar a saudade.
12 de Abril de 2003 às 00:03
Quais adolescentes crescidos, o grupo fez desfilar emoções
Quais adolescentes crescidos, o grupo fez desfilar emoções FOTO: Jorge Godinho
O íntimo Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, albergou quinta--feira o primeiro concerto da digressão dos Cabeças no Ar, projecto que surgiu como sequela dos Rio Grande e que, à sua semelhança, vive do carácter nostálgico das recordações.
Em Sintra, a magia das canções dos Cabeças no Ar trouxe ao de cima a mestria das letras de Carlos Tê, as aventuras e desventuras de juventude, as “lutas” com a aprendizagem das letras e dos números, os “dramas” do primeiro amor, etc.
Em palco, e quais adolescentes crescidos, os Cabeças no Ar evidenciaram cumplicidade e comunicação na ponta da língua. Trocaram piadas, lançaram “bocas”, cometeram “gaffes” mas, sobretudo, conseguiram integrar o público na sua “seita”. Enorme, já que aos quatro “cromos” se juntaram ainda outros companheiros de tropelias, no caso Manuel Paulo (teclas e acordeão), Kalú (bateria), Miguel Mascarenhas (guitarra) e André Rocha (percussão).
Temas como ”Orlando de Vez em Quando”, “O Primeiro Beijo”, “O Deserto de Sara”, “O Cheiro do Livros”, “Jesus no Secundário” (esta última a merecer nota alta pelo bem conseguido apelo “gospel”), desfilaram num crescendo de emoções, que culminou com o imbatível “A Seita Tem um Radar”.
Perto do final ouviram-se ainda versões de “Perigo” (Trovante), “Chuva Dissolvente” (Xutos), “Bilhete Postal” (Rio Grande) e “A Paixão” (Rui Veloso). Com direito a três encores, o público aplaudiu de pé e saíu da sala ainda a cantarolar.
Os Cabeças no Ar vão agora levar a sua “escola” a Montegordo (dia 24), Vilamoura (25), Praia da Rocha (26), Monforte (10 de Maio), Stª Maria da Feira (10 de Junho), Cantanhede (19 de Julho) e Olhão (12 de Agosto).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)