Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Camané na lista do Óscar

Ainda não é a lista final de nomeados, mas ‘Já não Estar’, canção interpretada por Camané no documentário ‘José & Pilar’, integra o prestigiante conjunto de temas elegíveis ao Óscar de Melhor Canção Original.
21 de Dezembro de 2011 às 01:00
Camané diz que pré-nomeação revela o interesse em Saramago
Camané diz que pré-nomeação revela o interesse em Saramago FOTO: Vasco Neves

A Academia de Hollywood anunciou ontem os 39 temas que concorrem para a ‘shorlist’ de nomeados – que serão conhecidos a 24 de Janeiro – e a música portuguesa está entre eles.

"Fico muito contente com esta pré-nomeação. No fundo, revela o reconhecimento de um filme português e o interesse pela obra e pessoa do Saramago", disse ontem Camané, ao CM.

Enaltecendo a música de José Mário Branco e "o poema lindíssimo de Manuela de Freitas, que pegou em pensamentos de José Saramago sobre a vida, a morte e o amor" o fadista reconhece que a recente eleição do Fado como Património da Humanidade, pela UNESCO, "pode ter tido alguma influência" na integração da canção na lista de potenciais candidatos ao Óscar. Ainda assim, Camané ressalva: "Esta canção não é um fado, nem foi feita como tal. Mas é interpretada por mim e as pessoas sabem que é cantada por um fadista."

Camané admite, no entanto, que "será difícil que a canção venha a ser nomeada: foi a primeira vez que chegou a esta lista de potenciais candidatos e as nomeadas costumam sempre ser músicas cantadas em inglês."

‘José & Pilar’, realizado por Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português à corrida ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira e está ainda entre as 265 longas-metragens aceites para uma possível nomeação ao Óscar de Melhor Filme, tal como o último filme de Raul Ruiz, ‘Mistérios de Lisboa’.

CAMANÉ ÓSCARES MELHOR CANÇÃO JOSÉ E PILAR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)