Câmara vai gerir Casa das Histórias com família de Paula Rego

A família de Paula Rego quer ter um papel mais ativo na programação da Casa das Histórias, refere o acordo assinado esta terça-feira entre a pintora e a Câmara de Cascais, que vai gerir aquele museu.

17.04.13
  • partilhe
  • 0
  • +
Câmara vai gerir Casa das Histórias com família de Paula Rego
A família de Paula Rego vai passar a ter uma palavra a dizer na gestão da Casa das Histórias, museu consagrado à obra desta artista plástica portuguesa Foto Lusa

Segundo a autarquia, o acordo agora assinado em Londres entre o presidente da Câmara, Carlos Carreiras, e Paula Rego, prevê que o filho da pintora Nicholas Willing tenha "um papel mais efetivo na programação da Casa das Histórias", um desejo manifestado pela família.

Este ponto do acordo começa a ser cumprido já a 17 de maio, com uma exposição, proposta pela família da artista portuguesa, e que integra obras dedicadas a óperas - algumas delas em depósito na Casa das Histórias; outras oriundas de uma coleção privada.

Segundo a Câmara de Cascais, Paula Rego estará presente na inauguração da exposição, marcada para a véspera do Dia Internacional dos Museus.

O acordo surge depois de o Governo ter decidido extinguir a Fundação Paula Rego e de a Câmara de Cascais ter-se comprometido, com parecer favorável da família e da artista, em gerir o museu com o nome da pintora.

Deste aditamento ao Contrato de Doação e Comodato consta ainda que todas as obras de Paula Rego, ao abrigo do regime de doação e comodato, ficam na Casa das Histórias, num total de 574 obras no espólio de doação (gravuras e desenhos com várias técnicas) e a totalidade do espólio do comodato, 70 obras (15 pinturas de Victor Willing, 28 Pinturas de Paula Rego e 27 desenhos da artista).

A política de empréstimo de obras mantém-se, ou seja, qualquer trabalho da pintura pode ser exposto na Casa das Histórias.

Além disso, e ao contrário do que vigorava até agora, o acordo prevê que, no museu, seja exibida permanentemente uma exposição de Paula Rego.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
1 Comentário
  • De Isabella17.04.13
    O tempo das facilidades acabou. Tanta coisa se fez pela calada. Muita coisa acerca das Fundações de fachada ainda teem que ser alteradas. Tenho um casarão vazio esperando melhor oportunidade para um Museu mas é meu...
    Responder
     
     2
    !