Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Cantinflas volta em animação

Cantinflas, uma das personagens mais famosas e simpáticas do cinema, vai voltar aos ecrãs mas em banda desenhada, 14 anos passados sobre a morte do seu criador e intérprete, o actor mexicano Mario Moreno.
28 de Janeiro de 2007 às 00:00
O anúncio foi feito pelo filho do artista, Arturo Moreno Ivanova: “Estamos a trabalhar num novo conceito e numa nova imagem a três dimensões para as novas gerações, mantendo o essencial da personagem. Mas agora com a tecnologia avançada e feita por computador.”
E, para começar, Ivanova escolheu um dos filmes favoritos do pai, ‘Sua Excelência’ (1967) – “que tem uma mensagem muito forte e cuja temática não passa de moda” – e indicou que a produção deve ter início no final do corrente ano ou início de 2008. A este seguir-se-á ‘Por Mis Pistolas’ (1968).
No mesmo encontro que manteve com a Comunicação Social, Arturo Ivanova fez saber que a Justiça mexicana decidiu a seu favor ao lhe entregar os direitos legais sobre os 34 filmes do pai, que continua a ser uma estrela no México. A batalha judicial pelos direitos começou com a morte de Mário Moreno. “As 34 películas são 100% minhas e os direitos de produções internacionais como ‘A Volta ao Mundo em 80 Dias’ (1956)” – realização de Michael Anderson nomeada para oito Óscares e vencedora de cinco, incluindo Filme do Ano – “pertencem aos respectivos estúdios”.
Para já, a reposição dos filmes acontecerá no Festival Internacional de CinemaContemporâneo, que decorre na Cidade do México entre 21 de Fevereiro e 4 de Março, e que exibirá onze películas. “Esperamos ser convidados para outros festivais nacionais e internacionais e continuar a exibir os filmes na televisão”, adiantou Arturo Ivanova, para quem a vitória judicial é apenas o princípio de um caminho que tem como objectivo levar o público a “divertir-se e a conhecer este legado cultural”.
'CANTNFLISMO' E SUCESSO
Mário Moreno estreou-se em 1936 no teatro Folies Bergère, na Cidade do México, iniciando um tipo de humor conhecido como ‘cantinflismo’ e que tinha por base a piada política. Entretanto, travou conhecimento com o produtor russo Jacques Gelman com quem fundou a Posa Films: Gelman produzia, realizava e distribuía os filmes que Cantinflas interpretava, o primeiro dos quais, ‘No Te Engañes Corazón’, chegou às salas em 1936. O sucesso surgiu em 1940 com ‘Así Está el Detalle’.
PERFIL
Nascido a 12 de Agosto de 1911 (e falecido a 20 de Abril de 1993), em Santa María de la Redonda, arredores da Cidade do México, Mário Moreno foi o sexto dos 13 filhos do carteiro Pedro Moreno Esquivel e de Soledad Reyes. Cresceu no complicado bairro de Tepito e começou como cómico num circo. Daí passou para o teatro e para o cinema onde atingiu sucesso internacional. Casou-se em 1936 com Valentina Ivanova – jovem de ascendência russa sua companheira até morrer, em 1966 – e os dois adoptaram um rapaz, Arturo Moreno Ivanova. Após retirar-se, dedicou-se a trabalhar com organizações humanitárias e de caridade.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)