Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Cantora portuguesa Cristiana Águas estreia-se sábado na Áustria

Cristiana Águas, de 27 anos, começou a cantar fado aos 11.
14 de Agosto de 2015 às 19:30
Cristiana Águas atua em Innsbruck e Viena
Cristiana Águas atua em Innsbruck e Viena FOTO: D.R.

A cantora portuguesa Cristiana Águas estreia-se no sábado, na Áustria, onde atua em Innsbruck e Viena, dois concertos em que apresenta o seu álbum de estreia, editado em setembro do ano passado.

No sábado, Cristiana Águas sobe ao palco da Treibhaus, em Innsbruck, e, na segunda-feira, atua no Teatro Spittelberg, em Viena. O álbum, produzido pelo músico brasileiro Pierre Aderne, é constituído por onze temas, nove deles inéditos, mas nenhum gravado numa melodia tradicional de fado.

Reconhecendo que nenhum dos temas é fado tradicional, em declarações à Lusa, a intérprete argumentou: "Não sendo fados tradicionais, eu não diria que alguns dos temas que canto não são fados, cito por exemplo 'Margem', de Pedro Esteves [música e letra], que retrata Lisboa na loucura da agitação, 'Tristes Pássaros', que é quase uma metáfora da vida, assim como 'Ingravidez', de Diogo Vassalo e Lio Minax".

"O fado não está propriamente nas sonoridades em que cantamos, mas na forma como cantamos e na alma e nos sentimentos que damos ao que cantamos. Além de todos os ritmos que são encontrados neste CD, como fadista que sou, e canto desde sempre fado, cante o que cantar vai ser sempre fado", afirmou.

Nos palcos austríacos, a criadora de "A vinha e o olival" é acompanhada pelos músicos Nilson Dourado (guitarra clássica, viola caipira, percussão e direção musical), António Andrade Santos (guitarra portuguesa e piano) e Carlos Menezes (contrabaixo e baixo acústico). Cristiana Águas, de 27 anos, começou a cantar fado aos 11, quando tomou contacto com esta expressão, "através de uma professora de canto".

Na sua cidade natal, Setúbal, ganhou diversos primeiros prémios em concursos fadistas, entre os quais o de Melhor Voz.

Cristiana Águas Áustria música fado fadista
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)