Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Cantos de ‘Maldoror’ com Mão Morta

Música, teatro, vídeo e declamação são os principais ingredientes do espectáculo ‘Maldoror’ do grupo Mão Morta, que sobe ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, no próximo dia 5 de Abril, às 21h30
2 de Abril de 2008 às 00:30
A banda de Braga, fundada em 1984, apresenta ‘Maldoror’ no dia 5
A banda de Braga, fundada em 1984, apresenta ‘Maldoror’ no dia 5 FOTO: Jorge Paula

O grupo bracarense, fundado em 1984, leva assim a cabo a sua segunda experiência no mundo do teatro, depois de ter criado, em 1997, a peça musical ‘Müller no Hotel Hessischer Hof’, a partir de textos do dramaturgo alemão Heiner Müller.

‘Maldoror’ foge aos habituais concertos de rock da banda, pois tem a literatura como componente principal. O espectáculo baseia-se na obra ‘Os Cantos de Maldoror’, escrita no século XIX por Isidore Ducasse, escritor nascido no Uruguai, que ficou conhecido como Conde de Lautréamont. A obra, dividida em seis cantos, é considerada um dos primeiros trabalhos do universo surrealista e constitui uma das principais referências literárias dos Mão Morta.

A peça possui como fio condutor a infância, considerado momento que antecede o Bem e o Mal. Como tal, é recriado em palco um quarto com brinquedos, numa representação do universo sombrio e surrealista de Isidore Ducasse.

Cabe ao vocalista dos Mão Morta, Adolfo Luxúria Canibal, a interpretação do papel de ‘Maldoror’, para além da sua participação enquanto narrador, leitor e músico. A acompanhar estão os restantes elementos do grupo: Miguel Pedro, António Rafel, Sapo, Vasco Vaz, e Joana Longobardi.

‘Maldoror’conta com música original dos Mão Morta, cenografia de Pedro Tudela e vídeo de Nuno Tudela. A encenação está a cargo de António Durães. Depois de ter estreado no Theatro Circo, em Braga, em 2007, a apresentação deste espectáculo faz parte da digressão que o grupo iniciou no mês de Fevereiro. O preço dos bilhetes varia entre os 12 e os 16 euros.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)