Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Caretos de Podence perto da consagração pela UNESCO

Tradição de Podence é a única candidatura apresentada este ano pelo nosso país.
Ana Maria Ribeiro 10 de Dezembro de 2019 às 08:56
Candidatura dos Caretos foi considerada “exemplar” pela UNESCO
Morna deverá integrar  nova lista da UNESCO
Candidatura dos Caretos foi considerada “exemplar” pela UNESCO
Morna deverá integrar  nova lista da UNESCO
Candidatura dos Caretos foi considerada “exemplar” pela UNESCO
Morna deverá integrar  nova lista da UNESCO

A reunião já começou e a decisão final será conhecida até sábado (14): os Caretos de Podence, de Macedo de Cavaleiros, em Bragança, deverão conseguir esta semana a elevação a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, juntando-se assim ao Fado, ao Cante Alentejano e aos Bonecos de Estremoz, que já constam da lista.

As ‘Festas de Inverno Carnaval de Podence’ são, neste ano, a única candidatura selecionada pelo Governo para representar Portugal na 14ª reunião do Comité Internacional da UNESCO, a decorrer em Bogotá, na Colômbia, e o grau de confiança na sua aceitação é grande, já que no mês passado a Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura considerou a candidatura portuguesa "exemplar".

"A avaliação dos peritos recomenda a inscrição do Carnaval de Podence, dos caretos e de todas as festividades na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade", disse, na altura, o embaixador de Portugal junto da UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

A decisão final será tomada por um comité independente, constituído por representantes de diversos países, e, como tudo o que fica listado como património da Humanidade, com esta distinção os Caretos passarão a ser reconhecidos pela sua importância única para o Mundo e a ser uma prática protegida, com preservação garantida.

Candidatos de todos os pontos do Mundo
No encontro de Bogotá, a comissão deverá analisar cerca de 40 candidaturas de vários países. Entre elas está a morna de Cabo Verde e a dança tradicional Bumba Meu Boi, que é típica da região do Maranhão, no Brasil.

A morna, que deverá também ser integrada na lista, protagonizou um momento embaraçoso: o ministro da Cultura de Cabo Verde anunciou que a canção já era património, quando a decisão só agora vai ser conhecida.

SAIBA MAIS
2008
foi o ano em que entrou em vigor a lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, estabelecido pela UNESCO. Antes existia apenas um projeto conhecido como Obras-Primas do Património Oral e Intangível da Humanidade, que integrava 90 obras-primas.

Cinco categorias
Os candidatos a Património Imaterial da Humanidade podem integrar-se em cinco categorias: espaços culturais, saber tradicional, tradição oral e artes cénicas, rituais e festas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)