Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Carlos do Carmo encabeçou noite de fado em Paris

O cantor Carlos do Carmo e outros fadistas portugueses assinalaram o 10 de Junho em Paris num concerto no Théâtre de la Ville. O espectáculo fez parte das iniciativas da candidatura do fado a património cultural imaterial da UNESCO (Organização das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
11 de Junho de 2011 às 13:45
fado, paris, frança, carlos do carmo
fado, paris, frança, carlos do carmo FOTO: João Miguel Rodrigues

"Nós viemos ao Théâtre de la Ville no âmbito da candidatura do fado", disse Carlos do Carmo. O objectivo passou por mostrar aos franceses "o quanto gostamos desta canção e quanto a queremos defender" e "preservar em relação ao futuro", acrescentou o fadista.

"O empenho é grande. Eu sou crente e peço a Deus que isso aconteça", rematou Carlos do Carmo, numa alusão à avaliação prevista para Novembro deste ano, em reuniões da UNESCO que vão decorrer em Bali, na Indonésia.

Para a fadista Carminho, este concerto na capital francesa serve para mostrar de forma "consistente" um pouco do que se faz em Portugal, para que "o mundo reconheça o valor que tem". A cantora afirmou, ainda, que o fado "é uma expressão única de uma cultura própria que representa o sentimento de um povo que tem características únicas"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, também marcou presença no evento, enquanto entidade organizadora. Para o autarca, esta deslocação à cidade sede da UNESCO mostra que "o fado ultrapassou fronteiras e, hoje, é uma canção que ganhou um espaço universal e isso deve ser reconhecido como património de toda a humanidade", concluiu.

O espetáculo, que contou com casa cheia, abriu com dois fadistas da nova geração, Ricardo Ribeiro e Carminho, seguiram-se outros dois nomes já consagrados, Camané e Cristina Branco e fechou com o veterano Carlos do Carmo.

Carlos do Carmo foi o mais ovacionado da noite. As cerca de mil pessoas que se encontravam no Théâtre de la Ville aplaudiram de pé "Lisboa Menina e Moça" levado a palco pelo fadista veterano.

Os cinco fadistas foram acompanhados por José Manuel Neto, guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, viola e Marino de Freitas, viola-baixo.

A noite de fado em Paris inseriu-se no programa Chantiers d'Europe, um festival em torno da diversidade cultural do continente, organizado pelo Théâtre de la Ville e contou com o apoio as câmaras municipais de Lisboa e Paris.

fado paris frança carlos do carmo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)