Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Casa das Histórias e Serralves em roteiro de jornal britânico sobre Portugal

A Casa das Histórias Paula Rego e os museus de Serralves, Belmonte e Caramulo foram incluídos num roteiro sobre Portugal na edição on-line do jornal britânico 'The Daily Telegraph', que destaca ainda Coimbra e Évora como cidades de interesse cultural.
24 de Agosto de 2011 às 12:49
Serralves foi um dos locais elogiados pelo jornal 'The Daily Telegraph'
Serralves foi um dos locais elogiados pelo jornal 'The Daily Telegraph' FOTO: João Neves Correia

No roteiro sobre viagens dedicado ao país surgem em destaque como "melhores pequenos museus" a Casa das Histórias, em Cascais, dedicada à obra da pintora Paula Rego, referindo que o edifício foi desenhado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, vencedor, este ano, do Prémio Pritzker.

Também sobre o Museu da Fundação de Serralves, no Porto, é feita referência ao "impressionante edifício" desenhado por Álvaro Siza Vieira, outro premiado com o Pritzker.

O Museu de Belmonte, na região da Guarda, é outro espaço cultural em destaque, descrito como um ponto importante para conhecer a história das várias gerações de famílias judaicas que conseguiram manter as tradições religiosas em segredo durante centenas de anos, apesar da perseguição de que foram alvo.

Entre os quatro museus destacados pelo roteiro surge ainda o do Caramulo, próximo de Coimbra. A 'cidade dos estudantes' também é alvo dos elogios dos jornal britânico, onde é descrita como "uma cidade portuguesa com um passado glorioso, uma alma poética e um estilo musical único", referindo-se à histórica universidade, fundada em 1290, e ao fado tradicional.

Por sua vez, Évora é valorizada pelas "gloriosas igrejas, conventos e palácios que foram noutros tempos residência de reis portugueses". A universidade, criada em 1559, "as ruas labirínticas e portas Liliputianas lembram sucessivas culturas grandiosas" que passaram pela cidade, descreve a reportagem.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)