Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Castelo faz festa à noite

Contar a história de Lisboa e do ex-libris da cidade – o Castelo de São Jorge –, ao fim da noite, juntando um texto inspirado, projecção de imagens impressionantes nas paredes do monumento, música encantatória e uma trupe de actores a ocupar todo o espaço envolvente. Eis a proposta de ‘Histórias do Castelo’, o mega-espectáculo multimédia que se pode ver esta noite, às 22h00 (e amanhã e depois, às 23h30), no Castelo, e que ao longo de uma hora se propõe evocar quase 800 anos da história da capital do País.
17 de Junho de 2010 às 00:30
Bernardo Sassetti ao piano. Atrás dele, a muralha do Castelo decorada
Bernardo Sassetti ao piano. Atrás dele, a muralha do Castelo decorada FOTO: Bruno Agostinho

Concebido pela Culturproject e reunindo um lote de artistas de primeira linha – como Nuno Júdice (texto original), Bernardo Sassetti (música) ou António Jorge Gonçalves (desenho digital) – o evento custou 200 mil euros à Câmara Municipal de Lisboa, que o oferece à cidade quando passam 100 anos da classificação do Castelo de São Jorge como Monumento Nacional. "É um projecto que muito nos orgulha e cujo investimento se justifica dada a importância da data a celebrar", diz Teresa Oliveira, responsável pelo Castelo de São Jorge.

Bernardo Vilhena, da Culturproject, adianta que este tipo de evento tem uma procura cada vez maior – dado o seu impacto – mas que, aqui, o mais difícil foi gerir talentos tão díspares. "Convidámos os melhores criadores e corríamos o risco de ter cinco espectáculos diferentes dentro de um...", recorda. "Mas não. Todos os contributos artísticos vão no mesmo sentido, que é o de criar um espectáculo único."

O próprio Nuno Júdice nem queria acreditar. "Parece que as palavras brotam naturalmente deste espaço", comentava, ao contemplar esta proposta mágica com música interpretada ao vivo pela Sinfonietta de Lisboa. A produção vai disponibilizar bancos de cartão para sentar os espectadores, mas aconselham-se agasalhos.

PORMENORES

DECRETO TEM 100 ANOS

Foi precisamente a 16 de Junho de 1910 que o rei D. Manuel II assinava o decreto de classificação do Castelo de São Jorge como Monumento Nacional.

ELENCO DE GIGANTES

Beatriz Batarda, Rui Mendes e João Grosso são alguns dos actores que entram no espectáculo.

ACTRIZ DE 'RISCOS' DIRIGE

Sara Gonçalves, que o público conhece da série ‘Riscos’, é a responsável pela encenação.

GRANDES ESCRITORES

Além do original de Nuno Júdice, há excertos de Alexandre Herculano, Fernando Pessoa, Gil Vicente, Luís de Camões e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)