Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

CATARINA TALLON NA PRIMEIRA PESSOA

Ferida de Amor, um casamento de sonho, uma vida de pesadelo". É este o título do livro de Catarina Fortunato de Almeida, ex-mulher do médico José Maria Tallon, que vai ser apresentado já na próxima segunda-feira à tarde, no Palácio Foz, sito na Praça dos Restauradores, em Lisboa.
23 de Setembro de 2002 às 00:27
O livro, editado pela Bertrand e prefaciado por Maria Barroso, conta, ao longo de mais de 300 páginas, o drama vivido por Catarina Fortunato de Almeida ao lado do prestigiado "médico dos magros", do qual se diz vítima de violência doméstica.

É este, aliás, o tema central do livro. A autora pretende chamar a atenção para um problema que afecta milhares de mulheres, não só nas classes mais desfavorecidas, mas que raramente é tornado público.

A VIOLÊNCIA

Uma percentagem do preço de capa vai mesmo reverter a favor da Associação de Apoio à Vítima (APAV), uma das organizações que presta apoio a mulheres maltratadas pelos seus maridos e familiares.

O livro relembra os casos que levaram a então senhora Tallon a apresentar três queixas na Polícia Judiciária contra o marido por maus tratos e inclui depoimentos de outras mulheres que pediram auxílio à APAV.
No final da obra, é publicada toda a legislação sobre violência doméstica e os contactos de diversas entidades de apoio.

Procura-se ainda desvendar os motivos que levam os maridos a ser violentos com as suas mulheres e as várias implicações psicológicas dessas violência nas pessoas maltratadas e nos próprios filhos.

A SEPARAÇÃO

Catarina e José Maria Tallon separaram-se em Maio, depois do processo contra o clínico ter passado da Judiciária para o Ministério Público, que continua a averiguar o caso.

O divórcio, bem como os casos de violência, fizeram manchetes em vários jornais no início do ano passado, num caso que ganhou outra dimensão social pelo facto de ambos serem figuras conhecidas, presença constante em várias revistas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)