Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Cats fazem sonhar jovens da Invicta

Sofia Sarmento tem 16 anos e nos olhos o brilho de quem tem um sonho: o de um dia pisar o palco. O famoso musical ‘Cats’, que anteontem estreou no Porto, veio reafirmar-lhe, mais uma vez, a vontade de um dia fazer parte desse mundo, de um dia também ela conseguir arrebatar as palmas do público. “Já é a segunda vez que assisto ao ‘Cats’ e nunca me vou cansar de ver: o meu sonho é um dia participar num espectáculo assim”, contou ao CM a jovem que estuda teatro.
14 de Setembro de 2006 às 00:00
E porque os sonhos não podem ser postos de parte num espectáculo que vive disso mesmo: da magia, do romantismo e da ilusão, as primas Maria Manuel e Maria Guerra, de 9 e 10 anos também foram ‘sonhar’ ao Coliseu do Porto, com a história dos gatos Jellicle.
Muitas histórias se cruzaram na sala portuense. O ‘Cats’, que há quase 25 anos sobe ao palco, juntou todas essas histórias numa sala cheia, e não defraudou as expectativas – altas – do público.
“Adorei, nem tenho palavras”, contou entusiasmada Aidé Martins, no final do espectáculo. “Mas a segunda parte foi sem dúvida muito mais emocionante”, concluiu.
No espectáculo, que vive principalmente do movimento, e que a partir dele tece as várias histórias contadas pelos muitos gatos, a música ‘Memory’, celebrizada na voz de Barbra Streisand, e anteontem entoada pela ‘gata Grizabella’ assume um papel de relevo. O de emocionar o público e de transformar o Coliseu num quase santuário.
Pelo meio, a história do gato Bustopher Jones – ‘que gosta de diversão e de comida’ –, do gato Old Deuteronomy – ‘que viveu muitas vidas em sucessão’ – e de todos os Jellicle Cats, que contaram ao Coliseu os seus problemas diários e as suas características, no meio de muita animação, dança, música... e vozes afinadas.
No final, a gata Grizabella que reencontrou nesta noite os amigos de sempre, no baile anual dos gatos Jellicle, depois de algum tempo desaparecida, tem uma surpresa...
Até dia 30, o Porto vai continuar a receber o musical mais famoso do Mundo, que estreou em 1981 na capital britânica, e nunca deixou de estar em cartaz. Lisboa recebe o espectáculo dia 5.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)