Cavaco foi ao cinema

A aldeia de Dornes, em Ferreira do Zêzere, engalanou-se ontem para receber a antestreia do filme ‘Dot.com’, de Luís Galvão Teles, que tinha um convidado muito especial: o Presidente da República. Acompanhado pela mulher, Maria, Cavaco Silva chegou às 19h30 e foi recebido por centenas de pessoas ao som de “vivas” e aplausos. A noite acabou em arraial.
25.03.07
  • partilhe
  • 0
  • +
Transformada em sala de cinema, a Igreja Matriz de Dornes foi pequena para albergar tantos espectadores, pelo que a organização improvisou uma tenda mesmo ao lado, que também encheu.
Luís Galvão Teles, o realizador, era um homem “muito satisfeito” e “honrado” com a presença do Chefe de Estado, que considerou poder ser “um bom sinal” para o sucesso do filme. “O facto da história também estar relacionada com a inclusão social, embora indirectamente, foi um ponto que levou Cavaco Silva a aceitar o nosso convite”, referiu ao CM o cineasta, confessando que tudo fez para que a antestreia acontecesse em Dornes, a aldeia onde rodou ‘Dot.com’ e pela qual se apaixonou “à primeira vista”.
‘Dot.com’ conta a história de uma aldeia (Águas Altas) que se torna o ‘centro do Mundo’ porque o nome com que baptizou o seu site está a ser reclamado por uma multinacional de Madrid que quer lançar uma água com igual designação. Na aldeia, as opiniões dividem-se entre os que querem vender o site e os que estão irredutíveis na defesa do património. O diferendo que provoca uma tempestade mediática que leva à intervenção do primeiro-ministro português.
Rodado em Dornes em Abril e Maio de 2006, ‘Dot.com’ teve a participação de 300 figurantes, entre eles a totalidade das trinta pessoas que nela habitam e que ontem confessavam estar a viver “um sonho”. António Robia era um deles.
Além da satisfação de ter convivido com actores profissionais, dizia-se “surpreendido” com tudo o que envolve a realização de um filme. “Nunca pensei que desse tanto trabalho. No final é só hora e meia, mas por detrás estão muitos meses de intenso trabalho”, acrescentou.
ESTREIA EM ABRIL
ELENCO
João Tempera, Isabel Abreu, Luís Lucas, Rui Luís Brás, Maria Adánez, Marco Delgado, Lia Gama, José Eduardo, Margarida Carpinteiro, Pedro Alpiarça, Tony Correia, André Nunes, Adriano Luz, Carlos Santos e Maria José constituem o elenco de ‘Dot.com’, que custou 2,3 milhões de euros e teve apoio do ICAM. A estreia está marcada para 5 de Abril.
FIGURANTES
Como Dornes tem apenas cerca de trinta habitantes, a produção teve de recrutar muitos figurantes nas aldeias vizinhas. O que não constituiu grande problema, já que a disponibilidade das gentes locais foi absoluta. Cada participação nas filmagens valeu 25 euros por dia.
UMA TERRA EM ALVOROÇO
- Bernardina Natividade, de 74 anos, figurante, respirava felicidade e não via a hora “de começar o filme”. “É dos dias mais felizes da minha vida. Trataram-nos como verdadeiras estrelas e ainda por cima pagaram--nos”, referiu, declarando-se “pronta” para repetir a experiência.
- A actriz Maria Adánez (Elena, a funcionária da empresa espanhola que quer o nome de aguas.altas.com) declarou-se “alucinada” com Dornes e “maravilhada” com o trabalho de Galvão Teles. Posou para o CM com Marco Delgado, que, no filme, interpreta o papel de Vítor.
- José Eduardo – Mário em ‘Dot.com’ – garantiu que, se pudesse, trocava Lisboa por Dornes: “A terra e as pessoas são fantásticas. É muito bom saber que ainda há sítios assim.” Quanto ao filme, assegura que vai “surpreender” porque “é uma comédia rural que aborda temas sérios com humor”.
- Dornes foi ontem literalmente invadida por dezenas de forasteiros e a confusão era geral. Não só pela organização da antestreia, mas também pela visita de Cavaco Silva. A Igreja foi minuciosamente vistoriada pela segurança do Presidente. À janela os dornenses assistiam curiosos...

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!