Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Cavaleiros portugueses em Espanha

Ana Rita conquistou o terceiro lugar no 'escalafón' de Espanha e França.
João Aranha 2 de Novembro de 2014 às 20:29
Ana Rita durante a Grande Corrida da Adega Cooperativa do Cartaxo
Ana Rita durante a Grande Corrida da Adega Cooperativa do Cartaxo FOTO: Vítor Neno

O meu amigo e confrade Mauricio do Vale, no seu apontamento semanal de sábado passado, tecia largos e merecidos elogios à cavaleira ribatejana Ana Rita pelo brilhante 3.º lugar conquistado com grande mérito no escalafón de Espanha e França, uma posição muito honrosa apenas superada pelas "estrelas" Diego Ventura e Pablo Hermoso.

Para quem conhece de mais perto o especifico mundo do toiro, como é o caso de quem alinhava este comentário, a conquista de um tal galardão implica, entre outros factores, a disponibilidade de uma equilibrada quadra de cavalos, elevado nível artístico, valentia, sentido toureio, muita afición e habilidade no manejo dos rojões de de morte, sem o que, em Espanha e França, se assim não acontecer não há premio de orelhas e rabos!

Ao ler o referido apontamento senti curiosidade de também dar uma olhadela à revista "Aplausos", onde essas classificações são anotadas, e cheguei à conclusão de que os cavaleiros portugueses que constam dessa estatística (isto é, os que actuam em Espanha e França, onde os toiros a lidar são obrigatoriamente mortos na arena por quem os tioureia), tiveram uma temporada de excelente nível.

É que, para além de Ana Rita (agradável surpresa), e daquela meia dúzia de nomes já consagrados que por lá toureiam, surge, numa posição de muito destaque (27.º entre mais de 80 nomes), o jovém cavaleiro praticante David Gomes, com 15 actuações premiadas com 35 orelhas, 2 rabos e 10 saidas em ombros. O que, para além de significar trabalho eficaz de quem o representa em Espanha (Paco Cáceres), vale por dizer que este moço da Malveira, "produto" de uma família de grandes aficionados, tem vindo a aumentar o seu estatuto de bom toureiro, além fronteiras, toureando com arte e matando os toiros que lhe saem com facilidade. A merecer os parabéns da afición portuguesa tal com Ana Rita.

 

cavaleiros portugueses espanha tauromaquia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)