Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

CENTENÁRIO DE O CEREJAL COMEMORADO NA AMADORA

No ano de 2004 comemora-se o centenário da estreia de O Cerejal de A. Tchekhov, um dos autores mais importantes da história do teatro universal. A sua obra continua ainda hoje a ser interpretada, estudada e admirada em todo o Mundo.
29 de Junho de 2004 às 16:39
Aproveitando esta data, a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) apresenta no próximo dia 2 de Julho, às 18H30, nos Recreios da Amadora um CD-Rom sobre o trabalho do arquitecto/cenógrafo José Manuel Castanheira em As Três Irmãs de Anton Tchekov (2002), com encenação de Rogério de Carvalho para a Companhia de Teatro de Almada .
Esta publicação é o resultado do relatório final de estágio do aluno Pedro Silva (Licenciatura de Realização Plástica do Espectáculo 2002-2003), orientado pela Prof. Doutora Eugénia Vasques, e é a primeira dissertação monográfica a ser publicada no Sector Publicações Didácticas do programa da Biblioteca da ESTC. O objectivo deste estudo é apresentar, sinteticamente, o processo que se desenvolveu na criação do dispositivo cenográfico para As Três Irmãs e, paralelamente, fazer um estudo, a nível dramatúrgico, sobre o espaço cénico como elemento estruturante numa produção teatral.
A ESTC une-se assim às jornadas organizadas pelo Teatro dos Aloés que estão a comemorar este centenário da estreia de O Cerejal de A. Tchekov, na Amadora, desde o dia 8 de Junho.
Após a apresentação do CD-Rom nos Recreios de Amadora, com a presença do Arquitecto José Manuel Castanheira, do aluno Pedro Silva e da Prof. E. Vasques, seguir-se-á um debate intitulado: Encenar Tchekhov, que contará com a presença de várias gerações de encenadores portugueses tais como Rogério de Carvalho, José Peixoto, Mónica Calle, Rui Mendes, Mário Jacques, João Lourenço e Mário Barradas.
A partilha de experiências, de ideias e de leituras de um mesmo autor, Tchekhov, convergirão na próxima sexta-feira, dia 2 de Julho, às 18H30 nos Recreios de Amadora. É um bom começo das férias!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)