Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Centenas de pessoas saúdam delegação de cante alentejano

A música do cante Alentejano ecoou durante cerca de uma hora e meia no aeroporto de Lisboa.
28 de Novembro de 2014 às 00:54
Alentejanos cantam junto à Torre Eiffel, em Paris, França
Alentejanos cantam junto à Torre Eiffel, em Paris, França FOTO: D.R.

Cerca de duas centenas de pessoas emocionaram-se esta quinta-feira na chegada ao aeroporto de Lisboa da delegação do cante alentejano que esteve em França, na sessão que proclamou aquele género musical como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

À chegada esta noite ao aeroporto de Lisboa, a delegação que participou nos trabalhos em Paris foi surpreendida por cerca de duas centenas de pessoas, que entoaram em plenos pulmões "as modas alentejanas".

A música do cante Alentejano, que ecoou durante cerca de uma hora e meia no aeroporto de Lisboa, surpreendeu também alguns turistas que iam atravessando a zona de chegada do aeroporto. "É a primeira vez que venho a Portugal e não conhecia. Acho que é uma música animada e acho piada às roupas, comentou o italiano Emanuele Strigaro.

Serpa emocionada com a receção
Uma das pessoas mais emocionadas era a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Serpa, (um dos municípios mais impulsionadores da candidatura), Maria Estevens, que disse à Lusa ter sido dos momentos mais marcantes que já presenciou. "A alegria das pessoas e a expetativa e confiança que tínhamos é tão bonita e tão intensa que só se pode fazer duas coisas: Ou choramos ou cantamos", afirmou, visivelmente emocionada.


A mesma alegria foi partilhada pelo presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, que considerou, contudo, que o reconhecimento do cante pela UNESCO representa mais responsabilidade para todos. "Estamos a falar de um reconhecimento que passa a uma escala mundial e isso significa que há um acréscimo de responsabilidades para quem canta e para as entidades que podem ajudar o cante", sublinhou.

Lisboa centenas saúdam delegação cante alentejano
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)