Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Centro Cultural encerra portas

O Centro Cultural de São Lourenço, Almancil, vai fechar portas. Marie Huber, que com o marido dinamizou o espaço ao longo dos últimos trinta anos, justifica a decisão por "cansaço".
21 de Março de 2012 às 01:00
Marie Huber confessa-se “cansada” e diz que vai sortear o espólio da colecção por clientes e amigos
Marie Huber confessa-se “cansada” e diz que vai sortear o espólio da colecção por clientes e amigos FOTO: Nuno Jesus

"Eu e o meu marido passávamos férias regularmente no Algarve e sonhávamos construir um ponto de encontro de artistas", conta ao CM Marie Huber. Ela e o marido, entretanto falecido (há oito anos), decidiram recuperar uma velha casa, junto à igreja de São Lourenço, e assim, em 1981, nascia o Centro Cultural.

"Foi uma grande aventura, que chega ao fim por cansaço pessoal. Investimos tudo o que tínhamos, e ao longo de trinta anos organizámos exposições, concertos, encontros de escritores e até de arqueologia", refere Marie Huber. O prémio Nobel da Literatura Gunter Grass foi presença regular, inclusive com exposições de quadros por si desenhados. "Foi um projecto independente, com apoios pontuais das forças vivas da região", continua Marie Huber, que deseja agora que "apareça alguém interessado para continuar" a obra.

Para já, na festa de despedida, dia 7, os convidados adquirem, por 100 euros, um vale que depois, num sorteio, será trocado por peças do espólio da colecção do Centro Cultural.

Ver comentários