Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Christina Aguilera de assalto aos top

Uma semana após ter sido editado em todo o Mundo, incluindo Portugal, ‘Back to Basics’, de Christina Aguilera, está a dominar as listas dos discos mais vendidos em diversos países.
22 de Agosto de 2006 às 00:00
Com efeito, 2006 está ser um ano em cheio para a cantora norte-americana. Depois de, em Março, ter assinado contrato para dar a cara pela operadora móvel Orange e pelo ‘walkman’ Sony Ericsson, Aguilera gravou um anúncio para a Pepsi, exibido durante o Mundial de Futebol.
Com novo visual a fazer lembrar Marilyn Monroe – que incluiu uma sessão de nus para a revista ‘GQ’ –, Aguilera avançou para a edição de ‘Back to Basics’, um álbum duplo bem recebido pela crítica e ainda melhor pelo público.
Para já, e logo na primeira semana, o disco entrou directamente para o primeiro lugar dos ‘top’ de vendas dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Austrália, Irlanda, Holanda, Alemanha e Nova Zelândia. No Japão está em segundo lugar e em Portugal só hoje se saberá.
Nada mal para um trabalho em que as 22 canções foram feitas para nos fazer recuar no tempo, à época dourada do jazz, do blues e da soul – os anos 20, 30 e 40 do séc. XX. O desejo, diz Christina, foi prestar homenagem aos seus heróis musicais e, ao mesmo tempo, inventar algo completamente novo: o primeiro disco combina a melodia das ‘velhas’ canções com a tecnologia do século XXI, enquanto no segundo são utilizados microfones antigos tapados com tecido para ‘camuflar’ o som.
DJ Premier é o responsável pela produção do CD n.º 1 enquanto a ex-4 Non Blondes, Linda Perry, assina o n.º 2.
‘Back to Basics’ é o terceiro álbum de estúdio de Christina Maria Aguilera, depois do disco homónimo editado em 1990 e de ‘Stripped’ (2002). Detentora de uma voz poderosa, que desde o início despertou a atenção dos conceituados ‘Time’ e ‘New York Times’, Aguilera nasceu a 18 de Dezembro de 1980 em Staten Island, Nova Iorque. Catorze vezes nomeada para os prémios Grammy, venceu quatro, um dos quais Latino.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)