Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Cidade cubista mostra a história em exposição

Olhão no Alvorecer do Século XIX’ é o nome da exposição que retrata os 200 anos da cidade cubista, recordando a revolta de 16 de Junho de 1808. Vai estar patente na Casa João Lúcio/Ecoteca até Novembro de 2013.
18 de Novembro de 2012 às 01:00
Cidade cubista mostra a história em exposição
Cidade cubista mostra a história em exposição

"No início do século XIX tivemos um papel importante na nossa história", disse o autarca Francisco Leal na inauguração da exposição que retrata os trajes e adereços, usos e costumes de há 200 anos em Olhão.

Esta mostra foi feita por alunos e professores da escola EB 2,3 João Rosa, que investigaram tudo o que dizia respeito àquela época, altura em que foi feita a revolta dos olhanenses contra as tropas francesas de Napoleão Bonaparte, ficando a localidade conhecida como Olhão da Restauração.

Nesta exposição podem ser conhecidos alguns dos protagonistas daquela época, como a Salineira, o Bioco, o Escrivão João Rosa, a Burguesa, a Mulher do Mar, o Pescador Olhanense, o Marquês de Olhão, o Capitão Nobre ou o Morraceiro.

Estas figuras tipicamente olhanenses são apresentadas em manequins de tamanho real e com as respectivas descrições da sua importância histórica.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)