Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Cinema nacional exibe novo fôlego

Apesar de um eterno "complexo de superiorida-de/inferioridade" vigente do nosso país e da "nostalgia do império perdido", a revista ‘Variety’ sublinha o novo dinamismo da produção portuguesa.
8 de Fevereiro de 2009 às 00:30
‘Amália – o Filme’ é uma das películas em destaque na edição da revista ‘Variety’ em circulação em Berlim
‘Amália – o Filme’ é uma das películas em destaque na edição da revista ‘Variety’ em circulação em Berlim FOTO: direitos reservados

A revista dedica dez páginas à produção portuguesa e destaca o papel de relevo das estações de TV na criação de novos fundos e "estratégias inovadoras de produção", bem como o empenho da nova geração de realizadores, produtores e exibidores, que usam os festivais de cinema para tornar o nosso cinema mais competitivo.

Antunes João, da ZON Lusomundo e investidor do FICA (Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual), mostra-se confiante na criação de "uma nova mentalidade empenhada em criar audiências internacionais para os nossos filmes". Algo que passará pelas estratégias de co-produção e financiamento dos canais privados. Presentes no EFM (European Film Market) estão mais de uma dezena de filmes lusos à procura de novos mercados, casos de ‘Amália’, de Carlos Coelho da Silva, ‘A Arte de Roubar’ (Leonel Vieira), ‘Uma Noite de Cão’ (Werner Schroeter) ou ‘Second Life’ (Alexandre Valente), entre outros.

A propósito da estreia mundial, em Berlim, de ‘Singularidades de uma Rapariga Loira’, na terça-feira, a ‘Variety’ aplaude ainda a inesgotável energia de Manoel Oliveira, que aos 100 anos continua imparável e pretende levar a Cannes o seu próximo filme, ‘O Estranho Caso de Angélica’. Mas não é tudo. A ‘Variety’ revela, ainda, que o "mestre" tem "escondido" o docu-drama ‘Visita, ou Memórias e Confissões’ (1982), que deverá ser apenas exibido após a sua morte. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)