Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Cintra encena 'Hamlet'

Espetáculo tem uma duração total de 4 horas.
Ana Maria Ribeiro 28 de Setembro de 2015 às 09:01
Guilherme Gomes com Nídia Roque numa cena de ‘Hamlet’
Guilherme Gomes com Nídia Roque numa cena de ‘Hamlet’ FOTO: D.R.

Luís Miguel Cintra diz que dificilmente alguém fará o que ele acaba de fazer: levar à cena o ‘Hamlet’ de Shakespeare na íntegra. São quatro horas de espetáculo para contar a história de um jovem amargurado com uma tarefa dolorosa: vingar a morte do pai matando o tio, que é o assassino. O encenador falhou a possibilidade de dar corpo a uma das personagens mais cobiçadas da dramaturgia, mas convidou para protagonista Guilherme Gomes, ator em quem "não descortina sinal de cinismo".

Em cena no Teatro do Bairro Alto – Cornucópia, Lisboa, a peça acompanha as deambulações emotivas de um príncipe que ainda não cresceu, mas a quem as circunstâncias obrigam a uma maturidade que não tem.

"O que faz a tragédia aqui é o acompanhamento do trajeto mental de um indivíduo que não consegue ser adulto, enfrentar o mundo e agir", explica Cintra, que apresentou este espetáculo pela primeira vez no ano passado, no âmbito do Festival de Teatro de Almada, resultado de uma coprodução com a Companhia de Teatro de Almada.

Com Teresa Gafeira no papel de Gertrudes, mãe de Hamlet, e Dinis Gomes como Cláudio, o vilão, o espetáculo conta ainda com Nídia Roque como Ofélia e Luís Madureira, na pele de um bobo cantor. Para ver até 17 de outubro, os bilhetes custam 15 euros (sujeito a descontos).
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)