Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Cintra relança S. João

Encenação de Luís Miguel Cintra sobre uma falsa ideia de democracia.
17 de Setembro de 2014 às 17:56
Peça de Luís Miguel Cintra inaugura a temporada do Teatro Nacional de São João
Peça de Luís Miguel Cintra inaugura a temporada do Teatro Nacional de São João FOTO: CMTV

O debate sobre uma falsa ideia de democracia é aquilo que Luís Miguel Cintra propõe aos espectadores com a peça ‘Pílades’, que estreia amanhã e marca o arranque oficial da nova temporada do Teatro Nacional de São João, no Porto. A obra foi escrita no início dos anos 70 por Pier Paolo Pasolini e retrata a queda do fascismo em Itália, o ‘boom’ económico e a instauração da democracia. Faz também uma alusão ao teatro grego, tendo sido para isso usadas personagens da ‘Oresteia’, de Ésquilo.

"A escrita de Pasolini tem um caráter quase profético sobre o que se passa hoje em países como Portugal. A verdade é que quem manda são os bancos, aqueles que nunca dão a cara. Os cidadãos são manipulados e já deixaram de acreditar nos políticos", diz Luís Miguel Cintra.

O encenador revelou que sente uma responsabilidade acrescida por estar num teatro nacional. "Representa o Estado, foi pago por todos nós e, portanto, sempre que cá trago uma peça, tenho o cuidado de que tenha alguma utilidade pública. E fico agradecido pela liberdade de programação que este teatro possui", defendeu.

A peça ‘Pílades’ estará em cena até 5 de outubro. Já entre o dia 24 do mesmo mês e 16 de novembro, sobe ao palco do Teatro Nacional de São João a peça ‘Ah , os Dias Felizes’, de Beckett, dirigida por Nuno Carinhas, que também terá em cena até ao final do ano, juntamente com o encenador Fernando Mora Ramos, ‘O Fim das Possibilidades’.

Entre 28 e 30 de novembro, o teatro irá ainda receber a jovem trupe ‘Cirque Alfonse’, com o espetáculo ‘Timber’, que é dirigido pelo encenador e coreógrafo Alain Francoeur. 

Teatro Nacional de São João Luís Miguel Cintra Pier Paolo Pasolini Itália Dias Felizes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)