Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Cirque du Soleil de volta a Lisboa

Quem viu ‘Quidam’ em Lisboa, no ano passado, não reconhecerá 'Varekai', a mais recente produção do Cirque du Solei a aterrar na capital, a partir de 15 de Maio, no Parque Tejo.
4 de Março de 2009 às 16:53
Companhia canadiana volta a Lisboa
Companhia canadiana volta a Lisboa FOTO: d.r.

Enquanto o primeiro espectáculo explorava “o lado mais negro, ‘Varekai’ é a explosão de cor e alegria” e dedica-se ao lado mais colorido da vida. Quem o garante é Mark Bromilow, director artístico da megaprodução de cerca de 20 milhões de euros, que hoje fez uma apresentação a jornalistas em Lisboa

Em palco, estarão 56 artistas, dos quais sete músicos e dois cantores. Flamenco, ritmos russos e outras sonoridades prometem embalar as acrobacias, sempre a desafiar a leia da gravidade, já características destes espectáculos que cruzam em cena 18 nacionalidades.

Esta é a terceira vez que a companhia canadiana vem a Portugal, depois de ‘Delirium’, um espectáculo de arena que subiu ao palco do Pavilhão Atlântico há dois anos, e de ‘Quidam’, mais intimista e realizado numa tenda, que atraiu ao Passeio Marítimo de Algés, no ano passado, mais de 110 mil pessoas.

Este ano, a Administração do Porto de Lisboa obrigou à escolha de novo espaço e a nova tenda de ‘Varekai’ (que significa ‘onde quer que seja’) instala-se no Parque Tejo até 7 de Junho.

O voo de Ícaro descerá ao Parque das Nações num espectáculo que cruza as artes circenses com a dança contemporânea, numa mistura de emoções que já se exibiu desde a estreia em Montreal (Canadá), em 2002, em mais de 46 cidades de dez países. Agora é a vez de Lisboa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)