Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Clooney volta à realização com filme sobre comandante de Cuba

O actor George Clooney vai voltar para trás das câmaras no drama da Focus sobre o único estrangeiro, para além de Che Guevara, a ser comandante em Cuba.
7 de Junho de 2012 às 12:39
Clooney é um actor ocupado mas não deixa de apostar na realização
Clooney é um actor ocupado mas não deixa de apostar na realização FOTO: D.R.

O filme baseia-se num artigo da revista ‘New Yorker' sobre William Alexander Morgan, o americano que acompanhou Fidel Castro de perto, bem como outros rebeldes durante o ‘reinado'  de Fulgêncio Batista em Cuba.

A partir do texto publicado em Maio pelo jornalista David Grann, a trama terá também produção de Clooney e do seu sócio Grant Heslov (através da empresa Smokehouse Production), como confirmou a Focus.

William Alexander Morgan, nascido em 1928, chegou aos Cuba trinta anos e foi o único estrangeiro (tirando Che Guevara, argentino) a combater ao lado de Fidel, lutando pela Revolução Cubana.

Declarado herói nacional, captou a atenção do director do FBI, J. Edgar Hoover e, sob a acusação de ser um agente da CIA, acabou por ser  fuzilado a 11 de Março de 1961.

O projecto poderá não ser, no entanto, o próximo filme a realizar por Clooney. O actor-realizador está, para já, a trabalhar numa adaptação de um filme sobre a guerra nazi e, como actor ocupado que é, tem estreia para breve no filme de Alfonso Cuaron, ‘Gravity', ao lado de Sandra Bullock.

George Clooney cinema realizador Cuba Che Guevara FBI CIA Sandra Bullock Alfonso Cuaron
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)