Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

COLECÇÕES REVELAM RELAÇÃO DE ARTISTAS

A relação dos artistas com as obras que foram coleccionando é o tema de uma exposição a inaugurar no próximo dia 16, na Galeria 1 da Culturgest, em Lisboa.
10 de Abril de 2003 às 00:00
Paula Rego (R. Rosengarten)
Paula Rego (R. Rosengarten)
A mostra “Arte dos Artistas”, patente ao público até 31 de Agosto, reúne obras que compõem o “museu privado” de Ruth Rosengarten, Julião Sarmento, Jorge Martins, Michael Biberstein, Pedro Portugal, José Pedro Croft, Xana (Alexandre Barata), José Manuel Rodrigues, Graça Morais, Júlia Ventura, Cristina Ataíde, José Bernardo de Albuquerque Mendes, Pedro Cabrita Reis, Paulo Mendes, Manuel Baptista e Rui Chafes.
A apreciar um total de 70 trabalhos de artistas portugueses, como Jorge Aleixo, Eduardo Barata, Joaquim Bravo, Pedro Casqueiro, Manuel Casimiro, Rosa Carvalho, Lúcio Fontana, Menez, Paula Rego, Julião Sarmento e Manuel João Vieira, entre outros.
A pintura estrangeira está representada com obras de Jean (Hans) Arp, Marc Chagall, Jean Cocteau, Marcel Duchamp, Ralph Gibson, Juan Muñoz e J.M.W. Turner.
“Mais do que colecções particulares de artistas, ou para além disto, as peças de que cada artista é proprietário - e aqui apresentadas - podem ser vistas como ‘cabinets de curiosités’, quer como museus pessoais, eventualmente portáteis”, escreveu no catálogo da mostra, o director artístico da Culturgest, António Pinto Ribeiro.
“Em todas as situações, está, contudo, subjacente uma relação sentimental com as obras e, muitas vezes, com o artista que as criou”, acrescentou aquele responsável.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)