Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Comédia polémica chega a Portugal

Não gosto da palavra atrasada mental", admite Eva Eason, 19 anos, que tem síndrome de Down, enquanto se encosta ao cartaz onde se lê: "Usem o meu nome, não um rótulo." O protesto juntou-a a dezenas de pessoas de Middletown, nos EUA, todos contraomesmo: o novo filme de Ben Stiller, ‘Tempestade Tropical’, que hoje chega aos cinemas de Portugal.
18 de Setembro de 2008 às 00:30
Ben Stiller e um irreconhecível Robert Downey Jr. numa cena do filme dentro do filme
Ben Stiller e um irreconhecível Robert Downey Jr. numa cena do filme dentro do filme FOTO: Merie Weismiller

À data de estreia nos EUA (13 de Agosto), a fita realizada e protagonizada por Stiller – com Robert Downey Jr., Jack Black, Tom Cruise e Nick Nolte – gerou reacções distintas: protestos, corrida aos cinemas... e a queda de ‘O Cavaleiro das Trevas’ da liderança do top dos filmes mais vistos.

Com um orçamento de 65 milhões de euros, ‘Tempestade Tropical’ é uma comédia sobre a realização de um drama de guerra com um grupo de actores mimados e egocêntricos. No fundo, é uma paródia à guerra do Vietname e à indústria cinematográfica. Pelo meio, ainda ‘goza’ com os deficientes mentais – nas alusões à personagem de Stiller, actor que protagonizara um filme como tal –, diz quem apelou ao boicote a ‘Tempestade Tropical’.

Polémicas à parte, e mesmo com um humor patético, o filme tem um elenco notável e interpretações surpreendentes, sobretudo as do escuríssimo Downey Jr. – faz de actor que se ‘torna’ negro de propósito para um papel de soldado de origem africana – e de um alucinado produtor (Cruise). Os resultados falam por si: facturou 70,3 milhões de euros e está no segundo lugar do top dosEUA, depois de ‘Perigo em Bangkok’, com Nicolas Cage.

Ver comentários