Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Comics rendem milhões

Toda a inflação registada nos EUA desde o fim dos anos 40 não invalida que comprar algo por cem dólares e vendê-lo por um milhão seis décadas mais tarde seja um negócio de sonho, tornado realidade na quinta-feira para o coleccionador de comics (bandas desenhadas) norte-americano que vendeu uma cópia do número 27 da revista ‘Detective Comics’ no qual surgiu pela primeira vez o inimigo dos criminosos chamado ‘Batman’.
27 de Fevereiro de 2010 às 00:30
Revistas que foram vendidas a dez cêntimos valem agora um milhão de dólares
Revistas que foram vendidas a dez cêntimos valem agora um milhão de dólares FOTO: direitos reservados

O leilão realizado em Dallas rendeu 1,075 milhões de dólares (790 mil euros) ao proprietário, que não chegou a ser identificado, de uma revista editada em 1939 com preço de capa de dez cêntimos. Uma década mais tarde, depois de os EUA terem vencido a II Guerra Mundial, a cópia foi comprada por cem dólares que, segundo a Heritage Auction Galleries, responsável pelo leilão, foram então considerados excessivos.

Graças ao leilão, ‘Batman’ (identidade secreta do milionário Bruce Wayne) superou o eterno rival ‘Super-Homem’, estabelecendo um novo recorde de venda de uma revista de banda desenhada na mesma semana em que a primeira cópia de ‘Action Comics’, datada de 1938 (e também com preço de capa de dez cêntimos), foi transaccionada por um milhão de dólares.

A venda das primeiras aventuras de Clark Kent, o jornalista que esconde a verdadeira identidade de extraterrestre com poderes que só podem ser destruídos pela kriptonite, foi realizada através do site ComicConnect.com, cujo responsável, Vincent Zurzolo, disse à Reuters que a valorização dos comics se explica pelo facto de as pessoas procurarem algo "que lhes é próximo e que pensam ser um bom investimento".

O valor destas publicações de banda desenhada depende da sua raridade, mas também da condição em que as revistas se encontram. Nestes dois casos estavam em excelente estado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)