Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Como morreu Kennedy

Filme mostra bastidores do atentado que chocou o Mundo há 50 anos
20 de Novembro de 2013 às 18:13
‘Parkland’ estreia amanhã
‘Parkland’ estreia amanhã FOTO: D.R.

Na véspera de se completarem 50 anos sobre a morte do presidente Kennedy, chega amanhã às nossas salas ‘Parkland’, um filme destinado a trazer luz sobre as pessoas comuns que estiveram envolvidas nos acontecimentos trágicos desse dia.

Desde o médico que assistiu JFK no hospital (Zac Efron), o próprio Lee Harvey Oswald (Jeremy Strong), o alegado atirador, também ele assassinado, bem como a sua mãe (Jacki Weaver), para além de vários membros do staff político e polícias.

Peter Landesman, um jornalista tornado realizador, adapta com eficácia e num registo quase documental o livro ‘Four Days in November’, de Vincent Bugliosi, e dirige ainda atores como Paul Giamatti, Billy Bob Thornton ou Colin Hanks. "Quando comecei a filmar, parecia-me uma história inteiramente nova", disse o realizador ao CM. "Nesse sentido, interessaram-me mais as pessoas envolvidas no caso durante esses dias do que a especulação que daí adveio." Na tentativa de captar a realidade, Landesman contou com a experiência de Tom Hanks enquanto produtor. "Trabalhei com o Tom quatro anos e percebi que lhe interessava a autenticidade."

A Paul Giamatti coube o papel de Abraham Zapruder, o homem que captou em filme o momento em que Kennedy foi atingido, e cujo segmento foi exibido no festival Lisbon & Estoril Film Festival.

"Através do realizador, tive acesso à família e recolhi alguns dados para a minha interpretação. O resto saiu da minha imaginação", referiu Paul Giamatti, que em breve veremos em vários filmes importantes do ano, como ‘12 Anos Escravo’ e ‘Ao Encontro de Mr. Banks’.

filme Kennedy presidente cinema estreia JFK
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)