Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Companhia de Merce Cunnigham dança pela última vez

Termina no sábado, 31 de Dezembro de 2011, com um espectáculo no Park Avenue Armony, em Nova Iorque, a vida de uma das companhias de dança mais importantes e influentes do século XX: a Companhia de Dança Merce Cunningham, fundada em 1953 no Black Mountain College, resultado da colaboração artística entre o bailarino Cunningham e o músico John Cage. O fim foi anunciado pelo próprio Cunningham (1953-2009), que antes de morrer – aos 90 anos – criou a derradeira coreografia para o grupo – a ‘Legacy Tour’ – que o anda a apresentar em digressão desde então.
27 de Dezembro de 2011 às 20:39
Merce Cunningham morreu aos 90 anos, e trabalhou até ao fim: a 'Legay Tour', concebida por ele, marca o fim da companhia que fundou em 1953 com o músico John Cage
Merce Cunningham morreu aos 90 anos, e trabalhou até ao fim: a 'Legay Tour', concebida por ele, marca o fim da companhia que fundou em 1953 com o músico John Cage FOTO: d.r.

Com formação clássica e experiência na companhia de Martha Graham, Merce Cunningham criou o seu próprio estilo de dança – procurando que o corpo executasse movimentos naturais e que incorporasse o acaso e as pausas. 

Os seus trabalhos ficaram também conhecidos por incluírem a colaboração de artistas plásticos de grande renome – como Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Frank Stella ou Andy Warhol.

Cultura Dança Merce Cunningham morte fim da companhia 'Legacy Tour'
Ver comentários