page view

“Compararam-nos com o Marco Paulo”

Depois de celebrarem o 10º aniversário, em 1989, ano em que tocaram para um milhão de pessoas, de Macau a França, passando pela Suíça, Luxemburgo e, claro, Portugal, os Xutos entraram em 1990 a preparar novo álbum. ‘Gritos Mudos’ leva a banda ao Brasil mas no regresso “as coisas começaram a encalhar”, recorda Tim. “Quando chegámos levámos forte e feio”, lembrou Zé Pedro. “As críticas foram muito más em quase todo o lado. Chegaram a comparar o disco [‘Gritos Mudos’] ao do Marco Paulo”, acrescentou.

07 de janeiro de 2009 às 00:30

'Houve alguma falta de orientação. Tentámos entrar outra vez pela porta grande e quando chegámos do Brasil para estrear o álbum fomos para França [1ª Bienal do Rock, em Toulouse], onde tínhamos lançado uma colectânea de título ‘90’, que não deu em nada. Tocámos com Mano Negra e quando voltámos começámos a digressão, lembro-me perfeitamente, a chover a potes', recordou Tim. 'As datas estavam um pouco atamancadas, foi um pouco estranho. As coisas iam rolando mas um pouco mal estruturadas. O vídeo também correu mal. Estavam a vender-se televisões a cores e filmou-se a preto e branco', acrescentou.

'Por outro lado, a Polygram já tinha mais artistas nacionais e a promoção foi a normal', lembrou ainda. 'E isso começou a fazer-nos mal à cabeça', atirou Zé Pedro, justificando a paragem da banda em 1991.

COMENTÁRIO

'TENHO UM VINIL HISTÓRICO DO 'TOQUE E FOGE'’' (José Luís Peixoto, escritor)

Os Xutos têm ajudado a fazer a história da música. Para isso, contribuiu o facto da banda ser indissociável dos seus elementos: o Zé Pedro, mais punk; o Tim, mais pop; e o Cabeleira, mais misterioso. Antes do som, seduziu-me a atitude irreverente mas o que fez de mim incondicional foi ‘Circo de Feras’, do fim dos anos 80. E descobri este ano que tenho um vinil histórico da banda:’Toca e Foge’, de 1982.

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8