Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

“Concretizámos um sonho com os Stones”

A 27 de Setembro de 2003 os Xutos & Pontapés concretizaram um sonho: abrir para os Rolling Stones em Portugal, no Estádio Municipal de Coimbra.
9 de Janeiro de 2009 às 00:30
Foi a 27 de Setembro de 2003 que Mick Jagger e Keith Richards actuaram no Estádio Municipal de Coimbra
Foi a 27 de Setembro de 2003 que Mick Jagger e Keith Richards actuaram no Estádio Municipal de Coimbra FOTO: Jordi Burch

'Fomos tratados como uma banda local', recorda Tim, entre risos, frisando a postura distante com que foram recebidos por Mick Jagger e companheiros.

'Aquele concerto deles era extradigressão e, quando recebemos o convite, dissemos logo que sim. Foi um pouco em cima, mas deu, estávamos livres e coincidiu', lembra Zé Pedro, acrescentando: 'Ainda consegui dar um aperto de mão ao Keith Richards e ao Ron Wood.'

'O Charlie Watts [baterista] viu o nosso concerto e, no final, estava eu por ali a beber uma cerveja, passou por mim e voltou atrás para me cumprimentar. ‘Bom concerto’, disse-me, e de seguida cumprimentou-me', recorda Kalu. 'Foi muito simpático.' 'O feedback que recebemos por parte deles foi muito bom e caiu--nos bem. Tivemos só meia hora, mas saímos com o público a cantar ‘A Casinha’', recorda Zé Pedro. 'Só aquela coisa de pisar a passerelle do Mick Jagger...', lança. E prossegue: 'Há muitos anos, ainda com a primeira formação dos Xutos, lembro-me de estar com o Kalu, na praia de Stª Cruz, ali de manhã a olharmos o mar e a divagar: ‘Um dia ainda havemos de fazer a primeira parte dos Rolling Stones’', recorda Zé Pedro. 'Realizámos um sonho', sublinha.

COMENTÁRIO

NUNO BRAANCAMP, PROMOTOR: 'FORAM TÃO BONS OU ATÉ MELHORES DO QUE ELES'

'Tínhamos prometido aos Xutos que, logo que fosse oportuno, os gostaríamos de ver com uma banda grande. E não nos arrependemos. Foi uma actuação tão boa ou melhor do que a dos Rolling Stones. Os Xutos podem ter já ter dado muitos e bons concertos, mas o de Coimbra ficará para sempre na memória deles e de todos quantos lá estiveram. Foi um marco na carreira deles e marcante para nós enquanto promotores'.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)