Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

CONTOS E NOVELAS CONVIDAM À LEITURA

Vasco Graça Moura seleccionou, Eduardo Prado Coelho apresentou e a Reader’s Digest publicou “Os Melhores Contos e Novelas Portugueses”.
8 de Março de 2003 às 00:00
À cerimónia de apresentação, realizada quinta-feira, no Salão Nobre do CCB, compareceu Pedro Roseta, ministro da Cultura, e Rui Pereira, director do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

“Uma aventura no desconhecido” foi como o editor Frederico Pinheiro de Melo classificou esta primeira incursão da editora na literatura portuguesa e, referindo-se a Graça Moura, saudou “o entusiasmo e sentido de missão com que abraçou o projecto durante umas férias de Verão”.

Os contos e novelas estão reunidos em três volumes e têm como alvo o público de vanguarda em detrimento do especializado. Isto porque, na apreciação de Prado Coelho, é cada vez mais complexa a gestão do tempo de quem lê, o que explica o crescente interesse pelo conto.

Prado Coelho subscreve a selecção de Graça Moura, destaca os clássicos (entre eles, “José Matias”, de Eça), os resistentes (entre eles, “Comunidade” de Luiz Pacheco) e o benjamim da colecção, José Luís Peixoto, com “O Cadáver de James Joyce”. Contudo, fosse ele o organizador de serviço à obra, não ficariam de fora Mário de Sá Carneiro ou Mário Henrique Leiria... E das 600 páginas iniciais houve lugar a 900!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)