Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Conversa da Treta vai passar a filme

Os actores António Feio e José Pedro Gomes vão voltar a interpretar os inesquecíveis papéis de ‘Tóni’ e ‘Zézé’ da peça ‘Conversa da Treta’, que será adaptada ao cinema e apresenta novas personagens: os familiares e os amigos da dupla...
1 de Abril de 2006 às 00:00
O filme, cuja rodagem se inicia já no próximo dia 10, em Lisboa, tem argumento assinado pelos mesmos autores do espectáculo teatral, Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca, e será realizado por José Sacramento, numa produção de Leonel Vieira para a Stopline Films.
A partir do enredo da peça com o mesmo nome, que se transformou num grande sucesso logo após a estreia, em Maio de 1997, no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, os argumentistas escreveram um guião marcado pelo humor e pela sátira, cheio de trocadilhos e de ‘gags’.
‘Conversa da Treta - O Filme’ promete ser, igualmente, uma aventura que levará o espectador a conhecer melhor ‘Zézé’ e ‘Tóni’, bem como o ambiente em que vivem, não só os dois, mas também os familiares e os amigos, personagens até agora desconhecidas.
Esta é a grande novidade cinematográfica, segundo revelou ao CM Eduardo Madeira. “No teatro, sempre existiu um universo maior à volta de ‘Tóni’ e ‘Zézé’. Personagens que nunca apareceram em palco, vão agora fazê-lo no filme. Mas a história está sempre centrada nos dois protagonistas e o mais importante é a conversa entre ambos”, referiu.
Eduardo Madeira adiantou igualmente que o guião vai ter uma “história de fundo, de amizade”. “Os protagonistas vão acabar por dar uma grande volta. ‘Tóni’ procurará o pai que nunca viu, enquanto ‘Zézé’ terá uma viragem espiritual. Passará a acreditar em Deus e converter-se-á a meio do filme”, revelou.
Apesar do enorme sucesso da peça ‘Conversa da Treta’, Eduardo Madeira mostrou-se cauteloso com esta aventura cinematográfica.
“Não sei como será em cinema. Vamos ver...”, disse o argumentista que, juntamente com Filipe Homem Fonseca, escreveu um espectáculo que teve enorme sucesso no palco, e foi, posteriormente, transformado em programa de rádio e de televisão.
A António Feio e José Pedro Gomes juntar-se-ão, entre outros, os actores António Melo, Joaquim Nicolau, Manuel Marques, Marco Horácio e Maria Rueff.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)