Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Coral Vértice canta na Igreja do Colégio

O Coral Vértice dá esta noite (dia 20), a partir das 21h30, um concerto de música antiga na Igreja do Colégio, em Portimão. O espectáculo assinala a reabertura das portas daquele monumento, que foi alvo de importantes obras de recuperação e beneficiação.
20 de Junho de 2008 às 00:30
Coral Vértice canta na Igreja do Colégio
Coral Vértice canta na Igreja do Colégio

O grupo vocal masculino, fundado em Lisboa em 1974, por elementos do Coro Gulbenkian, interpretará, sob a direcção artística de Sérgio Fontão, temas eruditos e tradicionais renascentistas. Entre eles incluem-se canto gregoriano, peças de Josquin Desprez, Giovanni da Palestrina, Aires Fernandes, Tomás Luís de Victoria, Gregor Aichinger e Gaspar Fernandes.

Com mais de 700 concertos já realizados, o Coral Vértice conta com um repertório que se estende pelos mais diversos géneros musicais dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico e romântico. Na interpretação da música renascentista (como acontece em Portimão) utiliza vozes de contratenor.

Amanhã, pelas 16h30, realiza-se a Eucaristia de reabertura ao culto da Igreja do Colégio. A cerimónia é presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

Nas obras de recuperação do imóvel – nave principal e sacristia – foram investidos cerca de 350 mil euros. Incluíram, entre outros aspectos, o restauro de madeiras e talhas douradas dos altares, bem como de pinturas murais (frescos) e da estatuária.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)