Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Cordas de Prata na Fundação Pedro Ruivo

A Fundação Pedro Ruivo, em Faro, apresenta no próximo dia 1 de Janeiro, pelas 18h00, um Concerto de Ano Novo com a Orquestra Silver Strings, uma das mais antigas formações deste tipo na Rússia.
24 de Dezembro de 2009 às 00:30
Cordas de Prata na Fundação Pedro Ruivo
Cordas de Prata na Fundação Pedro Ruivo FOTO: d.r.

Fundada em 1918, então com estatuto amador, a Silver Strings (Cordas de Prata) é originária da região de Kolpino, o subúrbio mais próximo de S. Petersburgo. Caracteriza-se por possuir um repertório variado e de elevado nível técnico e possui uma sonoridade muito particular, fruto do uso de instrumentos como balalaikas e domras, que constituem o suporte de toda a orquestra.

A Silver Strings, profissional desde 1993, é composta por 25 músicos, todos eles alunos graduados do Conservatório de S. Petersburgo. A formação tem uma média de idades invulgarmente baixa (23 anos), mas a maioria dos instrumentistas já recebeu prémios em várias competições e festivais.

A orquestra, já com 14 CD e 3 DVD gravados, é orientada pelo maestro Alexander Afanasyev. Em Faro vão apresentar trechos de Rossini, Bellini, Arditi, Tsigankov, Rakhmaninov, entre outros e peças de música tradicional russa.

Os bilhetes, à venda na Fundação e na FNAC do AlgarveShopping, custam 5 e 7 euros. Gratuito até aos 12 anos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)