Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

“Corrida do ano” vem aí

Antes de entrar na arena, João Moura não dispensa o ritual de sempre. "Benzo--me e rezo", conta ao CM um dos grandes nomes da XVIII Corrida CM da próxima quarta-feira, em Santarém. A fé católica – e a "devoção a Santo António" – reforça-se quando João Moura Filho também toureia, como irá acontecer na Monumental Celestino Graça.
7 de Junho de 2009 às 00:30
João Moura, 49 anos, é um dos nomes maiores do toureio a cavalo
João Moura, 49 anos, é um dos nomes maiores do toureio a cavalo FOTO: Pedro Catarino

'É muito bom tourear com o meu filho mas sofro mais com ele na arena. Esta profissão é muito arriscada e a minha alegria é o triunfo dele', diz quem iniciou o filho na arena, em Estremoz, quando este tinha 13 anos e o pai celebrava 25 anos de alternativa.

Na quarta-feira, a corrida terá ainda 'sabor especial por ser, no fundo, a celebração dos 30 anos de alternativa' de Moura. O cavaleiro estreou-se precisamente na praça de Santarém, aos 18 anos, e, em 2008, comemorou 30 anos de carreira, mas não na cidade ribatejana. 'A Corrida CM será assim de celebração. E é a mais importante do ano', diz o cavaleiro.

Na Monumental Celestino Graça, os Moura vão partilhar a praça com Diego Ventura, filho de portugueses radicado em Espanha. 'É jovem, tem tido muitos êxitos, e isso é bom para o toureio a cavalo', elogia Moura.

O trio de cavaleiros foi muito elogiado pelo autarca de Santarém, Moita Flores: 'São três dos cinco melhores cavaleiros do Mundo.' Sem falsas modéstias, João Moura aprova a ‘distinção’. 'Não é mentira. Temos feito muito para dignificar o toureio português, dentro e fora do País', diz quem já passou por praças de todo o Mundo, de Espanha ao México, EUA e Colômbia.

DETALHES

BILHETES DISPONÍVEIS

Ainda há bilhetes disponíveis para a XVIII Corrida CM. Estes podem ser reservados ligando para o telemóvel 914 094 038.

CONSELHOS PARA QUARTA

Como as cerimónias do Dia de Portugal são junto à praça, a organização aconselha a levantar os bilhetes duas horas antes da corrida, marcada para as 17h30.

GRUPOS DE FORCADOS

Os Forcados de Santarém e de Alcochete também integram o cartel da XVIII Corrida CM.

DÉCADAS DE CARREIRA

O 30.º aniversário da alternativa de João Moura assinalou-se em 2008 mas só agora volta à praça onde se estreou aos 18 anos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)