Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Corrida muito animada

O cavaleiro Filipe Gonçalves esteve em bom plano. Francisco Montóia (Aposento da Chamusca) recebe o troféu da Melhor Pega. Cerca de 3000 espectadores assistiram, na passada quinta-feira, a uma corrida muito animada.
19 de Julho de 2013 às 21:56

Dirigida por Tiago Tavares, sem problemas, assessorado pela veterinária Francisca Claudino, os cavaleiros e forcados estiveram bem perante os toiros de António Charrua que, de uma maneira geral cumpriram, sobretudo o último da noite que mereceu chamada do ganadeiro à praça.

O experiente e categorizado Rui Salvador, perante os dois toiros menos colaborantes realizou duas lides aceitáveis, deixando alguns ferros de classe da sua "marca", em especial no toiro que abriu a corrida.

Filipe Gonçalves esteve em bom plano, fazendo-se aplaudir em qualquer dos seus toiros através de bons ferros curtos, em especial quando utilizou o cavalo "Xique", que cita como que batendo palmas, executou ladeios muito justos e piruetas sempre do agrado do público. Um ou outro ferro menos conseguido não retira mérito às duas boas lides fortemente aplaudidas, concluídas no segundo toiro com um ferro em sorte de violino e no quinto com um par a duas mãos.

Marcos Bastinhas não quis ficar atrás do companheiro e arrancou também duas movimentadas lides, cravando ferros à tira que o público aplaudiu, bregou com entusiasmo, deixou os ferros no sítio e rematou as sortes. No último da noite, o melhor toiro da corrida, Marcos cravou bons ferros curtos, um bom ferro de palmo, concluindo com o sempre solicitado par a duas mãos. 

Pelos forcados de São Manços foram à cara, ambos ao primeiro intento, Arménio Reis e Pedro Fonseca, fechando-se com decisão. Dos amadores da Chamusca pegaram Luís Isidoro, à segunda, e Nuno Marques com uma enorme pega, plena de técnica à primeira. Pelo Aposento da Chamusca pegaram Pedro Coelho dos Reis, à quarta, a dobrar João Rui Salgueiro que saiu maltratado e foi conduzido ao hospital, e Francisco Montóia, uma pega com valor e que seria a premiada do concurso. 

Houve divisão de opiniões quanto à melhor pega, mas as características do último toiro valorizaram a acção do forcado. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)