Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Corrida de homenagem ao Ganadeiro Fernando Palha

A praça Palha Blanco encheu-se de público para ver o espetáculo.
Joaquim Tapada 2 de Maio de 2016 às 16:06

A Praça Palha Blanco registou uma boa assistência na Corrida Concurso de Ganadarias, realizada no último domingo, em homenagem póstuma ao prestigiado ganadeiro – e verdadeiro homem de toiros vilafranquense – Fernando Van-Zeller Pereira Palha.

Com três cavaleiros de renome, familiares de Fernando Palha, a corrida foi um bom espectáculo, que manteve o público nas bancadas até serem anunciados os vencedores dos vários prémios em disputa.

António Telles lidou o 1º. e o 4º. da tarde e esteve em bom plano. Perante o toiro da ganadaria Ribeiro Telles, o cavaleiro lidou muito bem o toiro da ‘casa’ e pena foi ter sofrido alguns toques na montada. No 4º. armou um ‘taco’ e exibiu-se à altura da sua classe, preparando e cravando ferros de imenso mérito, sempre muito aplaudido pelo público.


Ao seu sobrinho Manuel Telles Bastos coube a lide dos 2º. e 4º. da ordem. No 2º. desenvolveu uma das melhores lides da tarde, perante o toiro mais pesado da corrida (ganadaria Passanha Sobral). Boas preparações e colocação da ferragem no sítio, tudo executado com uma elegante e inimitável forma de montar.


No penúltimo não teve sorte no oponente, que não colaborou de maneira a proporcionar uma lide igual à do segundo toiro.


Os toiros saídos em 3º. e 6º. lugares foram lidados por Francisco Palha – o mais novo dos cavaleiros em praça. Esteve regular no 3º., embora com dois ferros curtos muito bons, e lidou muito bem o que encerrou a corrida.


Excelentes ferros curtos, bem preparados e cravados, utilizando uma montada que manifestou uma soberba preparação.


As pegas estiveram a cargo dos forcados de Vila Franca: Vasco Pereira, à 6ª. Tentativa; Ricardo Patusco à 1ª. e Francisco Faria uma boa pega à 1ª.. Dos forcados de Caldas da Rainha, Francisco Mascarenhas fez uma excelente pega à 1ª.; Francisco Palha à 2ª., numa pega menos conseguida; e António Cunha numa rija pega ao primeiro intento.

Houve várias manifestações de evocação a Fernando Palha, incluindo o descerramento de uma placa no átrio da praça no princípio e no intervalo da corrida. O espectáculo foi dirigido por Rogério Jóia com alguma benevolência, assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.


Conforme decisão do júri foram atribuídos os seguintes prémios: ‘Apresentação’ ao toiro da ganadaria Canas Vigouroux; ‘Bravura’ ao toiro da ganadaria Fernando Palha, lidado por António Telles. O Prémio ‘João Vilaverde’, para distinguir o melhor grupo de forcados, foi atribuído ao Grupo de Caldas da Rainha.

Ver comentários