Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Criar toiros é paixão profunda

“Não andamos à procura de prestígio social nem colhemos frutos de tanta dedicação, para além da satisfação pessoal de produzir toiros que sirvam a Festa", diz António da Veiga Teixeira, Ganadeiro de bravo.
28 de Janeiro de 2007 às 00:00
Correio da Manhã – Criar toiros bravos é uma paixão temperada com sentimento e algo mais?
António da Veiga Teixeira – É uma paixão, e muito profunda, aqui em Portugal. Não andamos atrás de prestígio social nem colhemos frutos de tanta dedicação, para além da satisfação pessoal de produzir toiros que sirvam a Festa.
– A vossa divisa é a sétima em antiguidade e entronca no famoso encaste de Félix Suarez. Em 2006 ganhou vários troféus e saiu vencedora...
– Realmente foi uma camada notável a de 2006, com várias corridas a merecer boa nota em Renguengos, Santarém, São Cristovão e Campo Pequeno, e dois toiros a venceram os dois concursos onde estivemos: em Évora e Coruche. Como curiosidade posso adiantar que desses toiros ficaram cinco para ‘padrear’, tal como o recorde do dr. Silva, em 1942.
– Esses êxitos, depois de algumas temporadas menos felizes, significam que os actuais ‘sementai’ estão a ligar melhor?
– Mantemos a experiência dos ‘sementais’ da casa, mas a genética é ciência complexa. Vai ser difícil manter o nível e nada garante que, em 2007, a chamada ‘toreabilidade’ que os nossos toiros patentearam em 2006 não possa ser mal avaliada e tida como mansidão.
– Como vão as coisas por Espanha?
– Bem mal, como se sabe, com todos os ‘bloqueios’ que se conhecem, mas espera-se que haja alguma mudança e possamos voltar a algumas praças onde antes lidávamos...
PERFIL
Filho, neto e bisneto de ganadeiros e continuador de uma divisa de renome, António Francisco Malta da Veiga Teixeira nasceu em Lisboa a 27 de Fevereiro de 1954. Ajuda o pai na condução de uma importante casa agrícola, onde a criação de gado bravo, para além da tradição cultural e familiar, é parte integrante de toda a exploração agropecuária.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)