Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

CRIATIVIDADE EM ALTA NAS PASSERELLES

A semana da moda de Alta Costura em Paris, que abriu com Torrente, fechou com chave de ouro: Gaultier na cabeça de cartaz e Laila Muraywid a encerrar.
12 de Julho de 2002 às 22:16
Pelo meio ficaram as propostas não menos importantes dos criadores Zuhair Murad, Fred, Sathal, Carven, Irakli Nasidze, Laila Muraywid e Ralph Rucci, o americano que pela primeira vez apresentou uma colecção de alta costura em Paris. As suas propostas encantaram pelo seu estilo deliberadamente discreto, combinando elementos do “sportswear” americano com magia.

No último dia, a Jean Paul Gaultier sucedeu Franck Sobier com peças tão soberbas quanto a que exibe a top-model Adriana Karembeu. Um vestido longo, debroado com um decote elegantemente generoso.

Pelo que se viu na passerelle parisiense, os mais famosos designers tiveram uma semana para mostrar que a alta costura, afinal, está de boa saúde, desafiando os pessimistas que previam a morte do ofício, depois da retirada do lendário costureiro Yves Saint Laurent.

Jean-Paul Gaultier, Christian Lacroix e Karl Lagerfeld (da casa Chanel), confirmaram o seu talento durante a apresentação das suas colecções de Outono/Inverno de alta costura. "Há 20 anos que estou na profissão, e, pelo menos duas vezes por ano, oiço dizer que a alta costura está morta, assim que um dos melhores se levanta das cinzas, a cada seis meses”, disse Lacroix, ironicamente, no final do seu desfile. A verdade é que só umas poucas clientes multimilionárias podem comprar criações feitas à medida e produzidas por uma equipa de costureiras, especialistas em plumas, em bordados e em chapéus. O número de casas que produzem alta costura diminuiu novamente esta temporada mas não parece que tenda a desaparecer.

ROMA DE MODA

A top-model britânica Naomi Campbell exibiu propostas do estilista italiano Gai Mattiolo, num desfile que decorreu em Roma, Itália. Propostas ousadas e extremamente femininas que também subiram a palco com outras manequins internacionais. Naomi, foi no entanto a que mais ovações levou ao criador.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)