Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Cruise comparado ao nazi Goebbels

Tom Cruise é o “ministro da propaganda” da igreja da Cientologia. A acusação é do prestigiado historiador alemão Guido Knopp e de Thomas Gandow, pastor da igreja Evangélica alemã e especialista na igreja da Cientologia.
22 de Janeiro de 2008 às 00:00
Em declarações à imprensa alemã, ambos defendem que Cruise é como Joseph Goebbels, o estratega da propaganda nazi durante o III Reich de Hitler.
As afirmações do historiador (autor de várias reportagens de TV sobre o nazismo) surgem depois do aparecimento de um vídeo em que Tom Cruise discursa perante a cúpula da Cientologia depois de ser condecorado com a ‘ordem da liberdade’ da igreja. O vídeo foi gravado há quatro anos mas foi mantido em segredo pelos cientólogos até à semana passada, quando foi colocado na internet (www.gawker.com).
Segundo o historiador, no vídeo Cruise lembra o discurso de Goebbels em Berlim, em 1943, concretamente quando o ministro da agitação e propaganda de Hitler pergunta à multidão “quereis a guerra total?” e recebe como resposta um estrondoso “sim”. Tal como acontece quando Tom Cruise pergunta aos cientólogos se devem “limpar o Mundo” (ver frases).
O historiador alemão questiona ainda se o filme rodado por Cruise o ano passado na Alemanha, sobre o Conde Stauffenberg (oficial alemão que tentou matar Hitler e foi executado) não será propaganda. “Não me estranharia que faça parte da estratégia da Cientologia para conquistar simpatias através da pessoa do protagonista”, questionou.
Já para o pastor evangélico Thomas Gandow, o vídeo “é mais uma prova de que Cruise [...] é o ministro da propaganda. Tom Cruise é o Goebbels da Cientologia. O seu filme sobre Stauffenberg tem o mesmo fim para os cientólogos que os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim para os nazis. Despertar simpatias para um movimento totalitário”, afirmou.
A igreja da Cientologia tem cerca de 700 altos membros na Alemanha e mais seis mil seguidores. Desde há dez anos que a igreja é seguida pela espionagem da Alemanha, que considera a Cientologia uma doutrina totalitária e anticonstitucional.
FRASES
- "Esta é a nossa Era. Uma Era da qual todos nos lembraremos. Devemos limpar o Mundo”? Tom Cruise
- “Eu pergunto: Querem a guerra total? Querem-na, se necessário, mais total e radical do que a podemos imaginar hoje?” Joseph Goebbels
- “Somos autoridades em melhorar as condições de vida, podemos reabilitar os criminosos, levar a paz e unificar as culturas.” Tom Cruise
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)