Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Culto regressa ao futuro em 3D (COM TRAILER)

Numa época em que o 3D está instalado no cinema comercial, as comunicações realizam-se sem fios e as redes sociais ganharam peso, faz sentido recuperar a estética dos jogos de computador do início dos anos 80? Os estúdios Disney acharam que sim e investiram 132 milhões de euros para ‘Tron - O Legado’, a continuação da obra de culto de 1982, que hoje chega às salas nacionais.
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
Garrett Hedlund é a estrela de um filme que mantém a participação de Jeff Bridges, estrela da versão de 1982
Garrett Hedlund é a estrela de um filme que mantém a participação de Jeff Bridges, estrela da versão de 1982 FOTO: direitos reservados

O filme, dirigido por Joseph Kosinski, realizador que tem dado cartas na publicidade, começa 20 anos depois em relação ao primeiro filme, centrando as atenções num herói dos novos tempos, ‘Sam' (Garrett Hedlund, antes visto em ‘Eragon' ou ‘Tróia'), que é o filho de ‘Kevin Flynn', personagem retomada por Jeff Bridges.

Enredado num jogo de realidade virtual, controlado por um clone maléfico do seu pai, o protagonista tem de enfrentar vários perigos, acelerar a fundo numa competição de motas e perceber qual o sentido de uma tal ‘chave mestra', que pode levar o digital a entrar no real.

Apesar de um bom esforço na criação de um universo que procura recuperar a estética reluzente de ‘Tron' (1982) e da música cibernética dos Daft Punk, a obra esgota-se na parafernália dos efeitos especiais - Jeff Bridges, por exemplo, é ‘rejuvenescido' em algumas cenas, tal como Brad Pitt o foi em ‘O Estranho Caso de Benjamin Button'.

Na verdade, dificilmente a nova versão em 3D terá o mesmo impacto do filme original, que, apesar de ter sido um fracasso nas bilheteiras, reproduziu um universo computorizado quando a internet e a banda larga eram só uma miragem.

TRON CINEMA FILME
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)