Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Cultura portuguesa na internet

O Centro Nacional de Cultura (CNC) irá divulgar este ano na internet 52 obras de referência da cultura portuguesa, de Camões a Saramago, numa iniciativa com lançamento previsto para sexta-feira.
4 de Janeiro de 2007 às 00:00
Eça é um dos escritores em foco
Eça é um dos escritores em foco FOTO: d.r.
Semanalmente, o CNC propõe a análise de uma obra da cultura portuguesa, a cargo de especialistas em cinco diferentes áreas: literatura, arquitectura, música, artes plásticas e teatro. Em www.e-cultura.pt, é apresentada sexta-feira a ‘Crónica de D. João I: um só coração em direcção ao futuro’, uma análise de Miguel Real sobre a obra do cronista Fernão Lopes. Na semana seguinte, será explicada a escultura ‘O Desterrado’, de Soares dos Reis, pelo crítico Rui Mário Gonçalves. A terceira semana de Janeiro será dedicada ao ‘Auto da Índia’, de Gil Vicente, por Duarte Ivo Cruz.
Tomás Vaz da Silva, do CNC, disse à Lusa que na iniciativa serão ainda analisadas, por exemplo, obras de Eça de Queirós e José Saramago, além de ‘Os Lusíadas’, de Camões.
Esta iniciativa é um dos novos projectos do Centro Nacional de Cultura na internet destinado a celebrar os três anos do ‘site’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)