Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

“Cultura também tem uma dimensão económica”

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou nesta terça-feira, em Guimarães, que a Cultura tem "também uma dimensão económica" e que na Europa é o sector que "está a crescer mais".
30 de Outubro de 2012 às 15:30
Segundo o responsável da Comissão Europeia, Guimarães 2012 é "um projecto extraordinário" mas, avisou, "o que é importante agora é que ele continue no tempo"
Segundo o responsável da Comissão Europeia, Guimarães 2012 é 'um projecto extraordinário' mas, avisou, 'o que é importante agora é que ele continue no tempo' FOTO: José Coelho/Lusa

Numa visita privada à Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012, o presidente da Comissão Europeia considerou o projecto "extraordinário", mas avisou que este é um evento que só tem sucesso quando "consegue ir além" do ano de duração.

Segundo afirmou Durão Barroso, que esteve pela última vez em Guimarães à data da abertura da CEC, esta é uma "visão" que orientou Guimarães 2012.

"Embora se esteja a falar de arte e cultura, há também uma dimensão económica", referiu, no momento em que se discute o Orçamento do Estado para 2013 que prevê cortes para o sector cultural.

Para Durão Barroso, "hoje em dia, a cultura tem uma dimensão económica", apontando que, "no contexto europeu, é talvez o sector que está a crescer mais".

Segundo o responsável da Comissão Europeia, Guimarães 2012 é "um projecto extraordinário" mas, avisou, "o que é importante agora é que ele continue no tempo".

Aliás, segundo Barroso, as Capitais Europeias da Cultura que "têm sucesso são aquelas que conseguem ir para além do tempo oficial", ou seja, "aquilo que semeiam em termos de contactos com outras realidades, incubadoras de projectos e de ligação às indústrias criativas".

No entanto, para o presidente da Comissão Europeia, Guimarães 2012 tem sido exemplo dessa noção de futuro.

"Eu sei que essa visão existiu aqui na concepção de Guimarães 2012 e também vi que já estão a nascer alguns projectos para o futuro. Espero que agora se concretizem", disse.

guimarães durão barroso ce comissão europeia cultura
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)