Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

DALÍ NASCEU HÁ 100 ANOS

A Espanha assinalou a passagem de ano com o início das comemorações dos cem anos do nascimento do pintor Salvador Dalí, possivelmente o artista mais polémico do século XX.
4 de Janeiro de 2004 às 00:00
 O artista espanhol foi um dos mais polémicos do séc. XX
O artista espanhol foi um dos mais polémicos do séc. XX FOTO: d.r.
Divulgar aspectos menos conhecidos do artista excêntrico e exibicionista são os objectivos das iniciativas organizadas no âmbito do '2004 Año Dalí'.
A vida e obra de um dos maiores nomes do movimento surrealista e figura-chave da criação artística espanhola do séc. XX serão evocadas em exposições, teatro, espectáculos, congressos e projecções de filmes, a realizar em várias cidades da Espanha e locais do Mundo, como Roterdão (Holanda), Veneza (Itália) e Florida (Estados Unidos).
De entre as iniciativas de maior impacte, destaca-se a exposição 'Dalí, cultura de massas', que documenta o contacto entre a pintura e a cultura popular que o artista manteve ao longo da vida. A mostra, a inaugurar no próximo dia 27, na CaixaFórum, em Barcelona, reúne mais de 300 desenhos, fotografias, manuscritos, filmes e objectos.
Em Março, o estado da Florida acolhe o primeiro congresso internacional sobre o artista nos Estados Unidos. No encontro 'Persistência e Memória: Novas Perspectivas Críticas sobre Dalí - 1904-2004', especialistas prometem divulgar as últimas investigações realizadas sobre o pintor e respectivo legado surrealista. Num outro congresso, previsto para Outubro mas em Barcelona, serão debatidas as três facetas de Dalí - 'O Homem', 'O Artista' e 'O Mito'.
Entretanto, ao longo do primeiro trimestre deste ano, a Filmateca de Catalunha promoverá um ciclo de projecções com os filmes realizados pelo próprio artista, aqueles que ele mais apreciou e, ainda, os que se situam dentro da órbita daliniana.
MOSTRA INÉDITA EM ALCOITÃO
Em Portugal, o público tem também a oportunidade de apreciar a obra do grande mestre surrealista numa exposição inédita, que se encontra patente até ao próximo dia 18, no Palácio da Quinta Patino Resort, em Alcoitão, Estoril. Com entrada livre, a mostra apresenta um conjunto de serigrafias dos anos 50 a 70 e 20 esculturas originais e em múltiplos, pela primeira vez reunidas em todo o Mundo. A exposição, organizada pela empresa 4D, segue depois (entre 22 deste mês e meados de Março) para o Palácio Porto-Covo (R. S. Domingos à Lapa), em Lisboa, e, posteriormente, poderá ser apreciada no Porto. Criador, realizador, argumentista, publicitário, escritor e artista plástico, Salvador Dalí (1904-1989) cultivou a 'paranóia crítica', pintando cenas oníricas executadas com extraordinária minúcia técnica. O seu itinerário artístico passou pelo cubismo, dadaísmo, surrealismo e realismo associado a elementos barrocos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)