Dalila Carmo filma Florbela Espanca

Florbela Espanca é o novo desafio de Dalila Carmo no cinema e a actriz já está "a devorar tudo sobre a poetisa, uma mulher muito à frente do seu tempo e com um imaginário de fantasia muito forte". A autora de ‘Livro de Sóror Saudade’ e ‘Livro de Mágoas’ será a figura central da nova longa-metragem do realizador Vicente Alves do Ó, que estreia o seu primeiro filme na próxima quinta-feira.
01.04.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Dalila Carmo filma Florbela Espanca
Dalila Carmo regressa ao cinema para interpretar Florbela Espanca Foto Pedro Catarino

‘Quinze Pontos na Alma’, um drama sobre a relatividade da felicidade, chega às salas na quinta-feira e conta também com Dalila Carmo num elenco em que o papel principal cabe a Rita Loureiro.

Enquanto um filme chega às salas de cinema, outro começa a ser rodado nos últimos dias de Maio. Aos 38 anos, Vicente Alves do Ó envereda agora em pleno pela realização, depois de ter assinado os argumentos de vários filmes portugueses, como ‘Monsanto’, ‘Imortais’ e ‘Kiss Me’.

Agora é Florbela Espanca que lhe irá tirar o sono num projecto – ‘A Flor mais Bela’ (título provisório) – que vai viver muito do mundo interior da poetisa que faleceu, devido a uma dose excessiva de barbitúricos, quando tinha apenas 36 anos.

"Ela definia-se como uma pantera enjaulada. Era uma mulher sofisticada, vaidosa, boémia, com necessidade de reconhecimento. E teve três maridos e sabe Deus quantos amantes", resume Vicente Alves do Ó sobre a mulher que será a personagem principal da sua longa-metragem.

Tanta complexidade ‘força’ Dalila Carmo a pesquisar. "Estou a ler os poemas dela e a biografia escrita pela Agustina Bessa-Luís e vou ter aulas com a Glória de Matos para melhor contextualizar a personagem. O primeiro exercício é ir à missa a Vila Viçosa", antecipa a actriz, referindo a cidade onde a poetisa nasceu em 1894.

Quanto à estreia do filme nos cinemas, o realizador já tem uma previsão: "Gostaria que fosse a 8 de Dezembro, data de nascimento e morte [em 1930] desta grande mulher."

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!