Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Dalila Carmo revive Florbela Espanca (COM VÍDEO)

É o papel da vida de Dalila Carmo, nas palavras da própria, e percebe-se bem porquê. ‘Florbela’, amanhã em estreia nacional, é ela o tempo todo, em todas as cenas, a encher o ecrã. O filme, segundo o realizador Vicente Alves do Ó, inspira-se livremente na "vida e obra da poetisa Florbela Espanca", como se anuncia no genérico de abertura. E voa (mesmo) livre ao longo de mais de duas horas.
7 de Março de 2012 às 01:00
No filme, Dalila Carmo vive entre a alucinação e a realidade
No filme, Dalila Carmo vive entre a alucinação e a realidade FOTO: direitos reservados

"É o papel da minha vida. Estou mesmo muito feliz", admitiu ao CM a actriz, durante a rodagem. O realizador acha o mesmo: "É o papel da vida deles, dos actores principais", frisa Alves do Ó, englobando ainda Ivo Canelas e Albano Jerónimo, que completam o trio de protagonistas.

"‘Florbela' é um filme muito físico. O primeiro [‘Quinze Pontos na Alma'] era um filme da alma, este é do coração. É muito sangue, suor e lágrimas, muito emotivo", reforça o cineasta. Num universo entre a realidade, os sonhos e as alucinações da escritora, Dalila dá corpo e alma - muita alma! - à personalidade conturbada e controversa da sua musa, que domina a trama.

Quanto à história... bom, história, propriamente dita, não há. Nem retrato ou explicações para a morte misteriosa (suicídio, tristeza?) de Florbela.

O filme vagueia em torno da protagonista e da sua relação emocional com os homens da sua vida: o irmão, Apeles (Ivo Canelas) e o segundo marido, Mário Lage (Albano Jerónimo).

A obra ‘Florbela' mostrar-se-á em oito cópias no circuito comercial e ainda no alternativo. A digressão itinerante pelos cine-teatros e outros espaços do País arrancou ontem em Guimarães, e Grândola, sexta-feira, é a vila que se segue. Para já, está garantida a passagem por 54 cidades.

Dalila Carmo Teatro Flobela Espanca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)